Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20092

Title: Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz
Authors: de Carvalho, Emanuel
Advisors: Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva
Keywords: Prática de ensino supervisionada
(Auto)formação de professores
Reflexão
Avaliação
Processo de ensino-aprendizagem
Supervised teaching practice
Teacher (self-)tuition
Reflection
Assessment
Teaching-learning process
Issue Date: 14-Dec-2016
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório foi produzido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, que faz parte do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação da Professora Doutora Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça. Identifica-se, na sua essência basilar, como um trabalho reflexivo-descritivo sobre a prática aplicada e efetuada no ano letivo 2015/2016, no lecionamento das disciplinas de Português em duas turmas de 10º ano, e de Espanhol – Língua Estrangeira I numa de 7º ano, na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel, de Estremoz. Além do mais, também constitui o expoente de todo o processo levado a cabo durante os dois anos do Mestrado, o qual permitiu e conduziu à revisão, modificação, inovação e progressão em matéria de conceitos, ideias, noções, ações e teorias, quer fossem mais antigas ou recentes. Este é o produto final e contributo para o desenvolvimento e melhoria a nível pessoal e profissional. Através do conhecimento da literatura teórica e da sua aplicação na ação, a reflexão compromete-nos a cumprir uma prática fundamentada e apoiada em toda a documentação mundial, europeia e portuguesa normativa e de referência para o exercício da profissão docente o mais completo e eficaz possível. Mais do que um relatório, é uma avaliação orientativa da dimensão transformadora no desempenho docente que, na sua parte mais cogitativa, expõe estruturalmente: a observação e o seu registo; a observação em contexto; a planificação; a orientação; a componente letiva – aulas lecionadas (análise, aprendizagem e melhorias) e a pesquisa reflexiva na abordagem dos inquéritos passados nas turmas de Português e de Espanhol; e, por fim, a abordagem reflexiva sobre a avaliação formativa das aprendizagens realizada às turmas de 10º ano, na disciplina de Português; ABSTRACT: This report was produced in the scope of Supervised Teaching Practice’s curricular unit, which is part of the Master’s Degree in Teaching Portuguese for the 3rd stage of Primary Education and Secondary Education, and Spanish Foreign Language Teaching for Primary and Secondary Education, under the supervision of Dr. Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça. In its basic essence, this is a reflective and descriptive paper about practices applied and performed for the 2015-2016 school year to teach Portuguese, in two tenth grade classes, and Spanish as a Foreign Language, in one seventh grade class at Rainha Santa Isabel School of Estremoz. Furthermore, it outlines the entire process carried out during the two years of the Master’s Degree, which provided and led to review, change, breakthrough, and advancement regarding concepts, ideas, assumptions, and theories, whether they were pre-existing or more recent. This is the final product and the contribution towards development and improvement in personal and professional terms. Through knowledge of theoretical literature and applying it to practice, the reflection leads us to compile substantiated and supported practice in all worldwide, European, and Portuguese standards and reference documentation for the most effective pursuit of the profession. More than a report, this is an evaluation of transformation in teaching performance that structurally examines the following: observation and its registration; observation in the field; lesson design; guidance and monitoring; a teaching component (analysis, apprenticeships, and improvements) with a reflective element based on the results of the Portuguese and Spanish class surveys; and, finally, a reflexive approach about formative assessment of student learning that took place within the Portuguese course.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20092
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Aulas1.zipAulas (Planificações e materiais) - Português 10º ano - Aulas lecionadas - Outros documentos construídos41.87 MBZipView/Open
Aulas2.zipAulas (Planificações e materiais) - Português 10º ano - Aulas lecionadas - 2ª Aula - Unidade 4 - Luís de Camões, Rimas391.85 MBZipView/Open
Aulas3.zipAulas (Planificações e materiais) - Português 10º ano - Aulas lecionadas - 1ª Aula - Unidade 3 - Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira87.17 MBZipView/Open
Aulas4.zipAulas (Planificações e materiais) - Português 10º ano - 1ª Planificação (teste)30.74 kBZipView/Open
Aulas5.zipAulas (Planificações e materiais) - Espanhol 7º ano130.21 MBZipView/Open
Relatorio_no_ambito_da_unidade_curricular_Pratica_de_Ensino_Supervisionada.pdfRelatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada9.67 MBAdobe PDFView/Open
Tabelas_de_resultados_e_Inqueritos.zipTabelas de resultados e Inquéritos123.91 kBZipView/Open
Defesa.zipDefesa41.42 MBZipView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois