Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/19692
|
Title: | O aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna |
Authors: | Folque, Maria Assunção |
Keywords: | Aprender a aprender Pré-escolar Teoria sócio-cultural Pedagogia Meta-aprendizagem Resiliência MEM |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | FCT / FCG |
Citation: | Folque, M. A. (2014). O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. 2ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. |
Abstract: | Estudo sobre a pratica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna portuguesa na Educação Pré-escolar e como esta promove ou não processos associados com o aprender a aprender. O quadro teórico do estudo articula a teoria sociocultural da aprendizagem com as conclusões da investigação sobre aprender a aprender e sobre o contributo das interações para o processo de ensino e aprendizagem. Situando-se num paradigma interpretivista, o estudo adopta a metodologia de estudos de caso em profundidade com elementos etnográficos. As duas salas, selecionadas de acordo com a conveniência do estudo, oferecem-se como duas ilustrações detalhadas do modelo pedagógico do MEM. Os dados provêm de observações (observações participantes e gravações em vídeo), entrevistas a crianças e adultos e análise documental. A analise combinou processos suportados no quadro teórico definido a priori com processos de grounded análise. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/19692 |
Type: | book |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|