Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/19593

Title: Interpretação popular dos frescos exteriores das igrejas conventuais dos mosteiros de Sucevita e Voronet (Bucovina) – Roménia
Authors: Pereira, Marízia
Keywords: Bucovina
igrejas
frescos
interpretação popular
Issue Date: 14-Oct-2016
Publisher: Escola de Artes, Universidade de Évora
Citation: Pereira, M. (2016). A Interpretação popular dos frescos exteriores das igrejas conventuais dos mosteiros de Sucevita e Voronet (Bucovina) – Roménia. Escola de Artes, Universidade de Évora.
Abstract: No nordeste da Roménia, na antiga província da Moldávia e próxima da fronteira com a Ucrânia, encontra-se Bucovina, uma região histórica de frequentes ocupações e constantes divisões, disputada por vários povos (dácios, citas, sármatas, romanos, godos, hunos, avaros, eslavos, otomanos, tártaros, mongóis, …). Tem a maior concentração de mosteiros e igrejas, cerca de 20, decoradas no interior e exterior com frescos religiosos. Na época em que Bucovina era devastada por invasões do império Otomano, as igrejas ocupavam a zona central das fortalezas – posteriormente adaptadas em mosteiros – onde as tropas e a população se reuniam. A maioria era analfabeta e com dificuldade em entender a complexa liturgia ortodoxa que se praticava naqueles tempos. No século XIII, Petrus Rares, filho do Stephen III Muşat (1457-1504), um dos santos mais célebres na ortodoxia da Roménia, converteu as paredes interiores e exteriores das igrejas em autênticas bíblias ilustradas, com frescos relatando as histórias de santos e de mártires, além das crónicas épicas da luta contra os otomanos, com o objetivo de fortalecer o espírito da população. Os frescos conjugam os dogmas ortodoxos, a seriedade expressiva da pintura bizantina e a vivacidade da arte popular local. Grande parte das pinturas exteriores ainda se encontram em bom estado de conservação com exceção das fachadas orientadas a norte, deterioradas pela chuva e pelo vento frio. De uma forma geral os frescos do exterior são semelhantes, com três representações principais: a) O Juízo Final, com a ressurreição dos mortos e o julgamento dos justos e dos pecadores. b) A árvore de Jessé, que representa a genealogia de Jesus e a ligação entre o velho e o novo testamento. c) O cerco de Constantinopla (1453) representada normalmente junto à porta de entrada da igreja. Efetua-se uma breve análise, tendo por base a interpretação popular dos frescos exteriores das igrejas dos mosteiros de Suceava (1522) e Voronet (1487). Devido à importância artística e histórica dos frescos, as duas igrejas estão inscritas na lista de Património da Humanidade da UNESCO em 2010 e 1993, respetivamente.
URI: http://hdl.handle.net/10174/19593
Type: lecture
Appears in Collections:PAO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PROGRAMA_CARTOGRAFIAS II 2016.jpgPrograma do Colóquio3.42 MBJPEGView/Open
CARTAZ_CARTOGRAFIAS II 2016.jpgCartaz do Colóquio1.4 MBJPEGView/Open
ABSTRACT_ OS FRESCOS DE BUCOVINA.pdfDocumento principal551.35 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois