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http://hdl.handle.net/10174/19158
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Title: | Variedades e estilos na obra atribuída a Frei Carlos: novas perspetivas |
Authors: | Valadas, Sara Sofia Galhano |
Advisors: | Candeias, António Estevão Mirão, José António Paulo Caetano, Joaquim Oliveira |
Issue Date: | 27-Jul-2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho de investigação centra-se no contributo dos exames de superfície e nas análises
micro-analíticas no estudo de vinte e uma pinturas atribuídas à oficina de Frei Carlos, um dos
grandes Mestres Luso-Flamengos ativos em território Nacional durante a primeira metade do
século XVI.
A "Pintura Luso-Flamenga" é uma expressão comummente usada na história da pintura
Portuguesa do primeiro terço do século XVI e no seu sentido mais básico designa o trabalho de
mestres flamengos que se instalaram em Portugal durante o reinado de D. Manuel I (1495- 1521)
contribuindo decisivamente para o processo de renovação da pintura Portuguesa na época.
O estudo integrado combina a pesquisa histórica em fontes documentais com exames de
superfície e de caracterização material das obras de arte. O estudo material das pinturas foi
realizado através de microscopia ótica, microscopia de infravermelhos com transformada de
Fourier, espectroscopia de micro-Raman, microscopia eletrónica de varrimento acoplada com
espectrometria de energia dispersiva de raios X, micro- difração de raios-X, cromatografia líquida
de alta eficiência e pirólise acoplada à cromatografia gasosa /espectrometria de massa.
Esta investigação envolveu técnicas complementares de análise de superfície e de ponto no
estudo técnico e material das preparações, imprimitura, desenho subjacente, camadas pictóricas
e sucessões estratigráficas, dando a conhecer os materiais utilizados na execução técnica das
pinturas e evidenciando especificidades técnicas da produção artística. Este estudo pretende
inclusivamente evidenciar alguns detalhes técnicos do artista que possivelmente estão
relacionados com a herança das práticas Flamengas.
O conhecimento de algumas particularidades da técnica deste Mestre também permitiu
estabelecer comparações com duas pinturas que haviam sido atribuídas, com algumas reservas,
a esta oficina de pintura Luso-Flamenga. Mais recentemente, como resultado de um estudo
colaborativo, foi realizada uma ampla campanha de reflectografia infravermelhos, introduzindo
novos dados acerca da execução técnica do desenho subjacente, o que contribuiu para
diferenciar, nestas duas pinturas, outra "mão", atribuída então a um seguidor de Frei Carlos.
Esta investigação introduz um novo e profundo conhecimento sobre a Oficina de Frei Carlos,
permitindo estabelecer comparações com a obra do seu seguidor e com uma pintura também
atribuída a esta oficina e que incorpora o Museu da National Gallery (NG5594), evidenciando os
materiais utilizados na técnica de produção artística e especificidades técnicas aliadas aos
processos criativos/ construtivos que permitem estabelecer os pontos de contacto e de
diferenciação entre estas obras; Varieties and styles in the works attributed to Frei Carlos - new perspectives
Abstract:
This investigation is focused on the contributions of surface exams and micro-analytical research
in the study of twenty one paintings attributed to Frei Carlos workshop, one of the most important
Portuguese-Flemish painters active in our country during the first half of sixteen Century.
"Portuguese-Flemish Painting" is a common expression used in the history of Portuguese
painting of the first third of the sixteenth century and in its most basic meaning designates the
work of Flemish masters who settled in Portugal during the reign of King Manuel I (1495-1521)
contributing decisively to the process of renewal of Portuguese painting at the time.
The integrated approach combines historical research on documental sources with surface
examination and material characterization of the paintings by using state-of-art analytical
techniques. Microanalysis was carried out by optical microscopy, micro-Fourier-transform
infrared-spectroscopy, micro-Raman spectroscopy, scanning electron microscopy coupled with
energy dispersive X-ray spectrometry, micro-X-ray diffraction analysis, high performance liquid
chromatography and Pyrolysis gas chromatography mass spectrometry.
This complementary surface and analytical research was involved in the technical and material
characterization of grounds, underdrawings, primings, paint layers and its multi-layered build-up,
providing access to the painter´s materials used in the technical execution of the paintings and
details of the technique of artistic production. This study also intends to expose some usual
details of the artist’s technique which are possibly related to the Master´s Flemish influence.
The knowledge of some particularities of the Master´s technique also allowed a new comparison
with two paintings that had been attributed with some reserves to this Portuguese-Flemish
workshop. More recently, as a result of a collaborative study, an extensive infrared reflectography
campaign was made, giving new data concerning underdrawings technical execution and
contributing to differentiate, in these two paintings, another “hand”, attributed to a follower of Frei
Carlos.
Complementary analytical research also added a new and deep insight into Frei Carlos
workshop, his follower and a panel that still attributed to Frei Carlos workshop that integrates the
National Gallery´s Museum (NG5594), evidencing the materials used in technical production,
their models and sources of artistic inspiration, techniques and pictorial construction procedures
that could specifically relate or distinguish between them. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/19158 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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