Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/19025

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário realizada nas Escola Secundária Gabriel Pereira e Escola Básica 2, 3 André de Resende : A ideia no desenho, diferentes desenhos no ensino das artes visuais
Authors: Bandola, Alexandra Isabel Ratado
Advisors: Charréu, Leonardo
Keywords: Prática de ensino supervisionada
Artes visuais
Educação visual
Cultura visual
Literacia visual
Desenho
Didáctica
Supervised teaching practice
Visual arts
Visual education
Visual culture
Visual literacy
Design
Didactic
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho, onde foi desenvolvido o tema “A Ideia no Desenho, Diferentes Desenhos no Ensino das Artes Visuais”; foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no ano letivo de 2011/2012 na Escola Secundária Gabriel Pereira e Escola Básica André de Resende. O relatório integra a preparação científica, pedagógica e didática; caraterização do concelho de Évora; caraterização do contexto educativo, planificação, condução de aulas, avaliação de aprendizagens e conclui com a análise da prática de ensino e desenvolvimento profissional. Possui ainda dois apêndices finais com informação citada e evidências significativas das atividades desenvolvidas na escola. /ABSTRACT:The present work in which we develop a theme "The Idea in Drawing, Different Drawings in Visual Art Education"; was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused in the teaching supervised practice developed at the Escola Secundária Gabriel Pereira and Escola Básica André de Resende Schools, during the academic year of 2011/2012. The report includes scientific, educational and didactical preparation; characterization of the municipality of Évora; school planning, conducted lessons and learning evaluation; and concludes with teaching analysis and professional development. It also includes two final appendices with quoted information and significant evidence of the schooling activities. NOTA: em virtude de esta Tese conter apêndices de formatos diversos e incompatíveis para a introdução no repositório, só poderão ser consultados na Biblioteca Geral da Universidade de Évora.
URI: http://hdl.handle.net/10174/19025
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
-relatorio PES.pdf15.19 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois