Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18954

Title: Novas tendências de gestão pública : a implementação de um programa de avaliação e desenvolvimento de competências numa unidade de serviços partilhados
Authors: Alas, Nuno Branco
Advisors: Jorge, Maria de Fátima
Keywords: Gestão de recursos humanos
Competências
Gestão pública
Serviços partilhados
Human resource management
Competences
Public management
Shared services
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: É hoje consensual, entre as várias correntes da gestão, que a obtenção de vantagens competitivas depende em grande medida das estratégias de gestão de recursos humanos. Orientada para os aspectos estratégicos, a gestão por competências surge como uma abordagem capaz de integrar os objectivos das organizações com os objectivos individuais. Simultaneamente, as novas tendências da gestão pública apontam para a necessidade de desenvolver processos conducentes à melhoria contínua dos serviços prestados, introduzindo um maior rigor na informação de gestão. São princípios subjacentes a estas novas tendências a necessidade de redução de custos, o aumento da produtividade, a normalização de processos e sistemas e o desenvolvimento de centros de competência e inovação. Neste trabalho, de natureza essencialmente empírica, pretendemos ilustrar o processo de concepção e implementação de um Programa de Avaliação e Desenvolvimento de Competências que foi desenvolvido para uma Unidade de Serviços Partilhados, no âmbito de uma organização pública. ABSTRACT: lt is actually consensual between several theoretical approaches that the attainment of competitive advantages depends on strategies of human resource management. Guided for strategic aspects, competencies’ management appears as an approach capable of integrating organizations and individual's goals. Simultaneously, the new trends of public administration point out the necessity of developing continuous improvement processes, introducing a higher quality in the management information. The necessity of costs reduction, the increase of the productivity and the normalization of processes and systems, as well the development of competencies centers and innovation, are underlying principles to these new trends. ln this empirical work we intend to illustrate the process of conception and implementation of a Program of Evaluation and Development of Competencies, developed for a Unit of Shared Services, in a public organization.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18954
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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