Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18551

Title: Relatos biográficos de professores/educadores de adultos: a ação das coordenações concelhias no âmbito do plano integrado de desenvolvimento regional (PIDR) do nordeste algarvio
Authors: Arco, Joaquim Matias Pastagal do
Advisors: Fragoso, António
Keywords: educação de adultos
histórias de vida
desenvolvimento comunitário
identidades de aprendizagem
biograficidade
Issue Date: 30-Oct-2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta investigação é centrada nos discursos produzidos por oito professoras que atribuíram sentidos à sua vida e contribuíram para construção de conhecimento sobre a educação de adultos, no contexto do projeto integrado de desenvolvimento regional do nordeste algarvio, na década de 80. Os relatos biográficos revelaram formas e sentidos múltiplos sobre as várias transições biográficas em que as professoras construíram novas identidades de aprendizagem, integraram novos saberes e viveram diferentes contextos de interação humana. A investigação também permitiu caracterizar as diferentes experiências e práticas educativas no campo da educação de adultos. Decorrente das conclusões, damos o nosso contributo através de uma proposta que consideramos estratégica para a reconfiguração e revalorização de uma educação de adultos de raiz humanista e democrática, para todas as pessoas, por forma a provocar a mudança na sociedade em que todos devem ser sujeitos ativos e comprometidos com a transformação social; ABSTRACT: Biographical Accounts of Teachers I Adult Educators This investigation is focused on the discourses produced by eight teachers who gave meanings to their lives and contributed to the building of knowledge on adult education, within the project of regional development of the northeast Algarve, during the 80s of the XX century. Their biographical accounts revealed the multiple senses on the various biographical transitions in which teachers built new learning identities, integrated new knowledge and lived different contexts of human interaction. This research also allowed to characterize the different experiences and educational practices in the field of adult education. As a consequence of the conclusions, we built a strategic proposal towards the reshaping and revaluing of adult education. This is a proposal to achieve a concept of democratic adult education inspired in the humanist paradigm, which tries to foster societal change, in which all should be active citizens engaged with social transformation processes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18551
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Joaquim do Arco vol 2- cd.pdf8.42 MBAdobe PDFView/Open
Joaquim Matias Pastagal do Arco - Volume I.pdf10.43 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois