Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18370

Title: A escola, uma organização aprendente: contributos dos sistemas de informação/tecnologias de informação e comunicação para a mudança e inovação nas escolas
Authors: Nunes, Carlos Manuel Nunes
Advisors: Carioca, Vito
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os Sistemas de Informação (SI) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vieram permitir a criação e partilha de informação, e um aumento do conhecimento colectivo nas organizações. As ferramentas de Gestão do Conhecimento, tais como: Portais Web, Groupware, lntranet/Extranet, entre outras, permitem facilitar a comunicação organizacional, fomentar o trabalho em equipa, a cooperação e partilha de recursos, entre outros contributos às organizações. A presente dissertação pretende estudar os contributos dos Sl/TIC para a mudança e inovação nas escolas e identificar os factores que determinam o sucesso do desenvolvimento da escola numa organização mais aprendente. Para concretizar este fim, a investigação desenvolveu-se nos domínios da Organização, Modelos Organizacionais de Escola, Autonomia e Projecto Educativo de Escola, SI/TIC, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, como quadro teórico de referência e de análise. Procedeu-se a uma estrutura de análise sobre a influência dos SI/TIC na mudança organizacional da escola e os factores que determinam o desenvolvimento do processo de comunicação do conhecimento. Para consolidar esta estrutura de análise analisou-se o caso concreto da Escola Secundária de Monserrate. A aplicação desta estrutura de análise revelou que as ferramentas para a gestão do conhecimento permitem às organizações escolares: aumentar a eficiência do seu SI, processar e facultar informação relevante, produzir informação de apoio à tomada de decisão e controlo organizacional, criar um comportamento organizacional inteligente, disseminar a informação e conhecimento entre todos os seus membros, e desenvolver uma cultura de escola mais colaborativa. /ABSTRACT; The lnformation System (IS) and the lnformation and Communication Technologies (ICD have allowed the creation and sharing of information, and an increase of collective knowledge in organizations. The knowledge management tools such as: Web Portals, Groupware, lntranet/Extranet, among others, make it easier for the organizational communication incite team work. lt also contributes to the cooperation and resource sharing to organizations. The present dissertation intends to study the contributions of IS/ICT for change and innovation in schools and identify the factors which determine the success of school development in a more learning organization. ln order to achieve this goal, an investigation was developed in the sphere of organization, school organizational models, autonomy and school educational project, IS/ICT, knowledge management and organizational learning as the theoretical board in reference and analysis. A structure analysis on the influence of IS/ICT in the organizational school change and the factors which determine the development of knowledge communication process was conducted. To consolidate this analysis structure, a concrete case of the secondary school of Monserrate was analysed. The application of this structure analysis revealed that the tools for the knowledge management allows schooling organizations to enhance the efficiency of its IS, process and grant relevant information, produce information to support all decisions and organizational control, raise an intelligent organizational behaviour, provide with the information and knowledge among all its members and develop a school culture which is more cooperative.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18370
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Carlos Manuel Nunes Nunes - Tese de Mestrado - 169 276.pdf62.11 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois