Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18196

Title: Competências facilitadoras da inserção profissional dos diplomados do ensino superior: o Centro de Emprego de Évora
Authors: Dieb, Teresa Neves
Advisors: Baltazar, Maria da Saudade Rodrigues Colaço
Keywords: Competências
Inserção profissional
Empregabilidade
Flexibilidade
Centro de Emprego de èvora
Competences
Professional insertion
Employability
Flexibility
Évora Job Centre
Issue Date: May-2008
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O estudo da configuração actual do fenómeno de desemprego, em especial o que respeita aos Diplomados do Ensino Superior, enquanto consequência do processo de globalização e do avanço das tecnologias, constituiu a base crucial da pesquisa que aqui apresentamos. Foi nossa pretensão, a partir das profundas alterações que o mundo do trabalho testemunha, perceber e apresentar um conjunto de competências-chave, que no nosso entender, poderão apoiar, orientar, facilitar a inserção dos jovens diplomados no mercado de trabalho, cada vez mais incerto e ambíguo. Assim, tivemos por preocupação percepcionar se estas competências são importantes para a nossa população, se as dominam e se a frequência do Ensino Superior terá contribuído para o desenvolvimento das mesmas. Paralelamente, quisemos saber como é que o nosso público vivência o desemprego e, quais são os contributos do Centro de Emprego de Évora, para a resolução daquele problema, numa tentativa de indicarmos sugestões de melhoria na prestação dos serviços daquele organismo. Através dos resultados desta dissertação pretendemos apelar a uma responsabilidade partilhada no desenvolvimento das competências-chave, no sentido de implicar para além dos sujeitos, as organizações inseridas no meio envolvente, que de forma articulada e equilibrada, podem/devem igualmente participar no desenvolvimento da empregabilidade dos indivíduos. //ABSTRACT: This paper is based on an exanimation of current unemployment, especially among higher education graduates, as result of the process of globalization and the introduction of new technologies. In view of the profound changes which have taken place in the world of work, the aim of the paper is to formulate and present a number of key competencies which in our view could support, guide and facilitate the insertion of young graduates in the labour market, which is increasingly uncertain and ambiguous in nature. We seek to gauge whether these competencies are important for the target group, whether they possess them and whether higher education has contributed towards the development of such competencies. At the same time, we examine unemployment as experienced by the target group and the role of Évora Job Centre in resolving the problem, and offer some suggestions for improving the provision of services by this organization. While higher education graduates themselves are responsible the development of key competencies, our intention is to use the results of this paper to call for an active role to be played in this process by a number of bodies operating in the local area: their structured and balanced intervention could contribute towards raising the level of employability of the target group.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18196
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Teresa Neves Dieb - Tese de Mestrado - 170 148.pdf38.85 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois