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http://hdl.handle.net/10174/18196
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Title: | Competências facilitadoras da inserção profissional dos diplomados do ensino superior: o Centro de Emprego de Évora |
Authors: | Dieb, Teresa Neves |
Advisors: | Baltazar, Maria da Saudade Rodrigues Colaço |
Keywords: | Competências Inserção profissional Empregabilidade Flexibilidade Centro de Emprego de èvora Competences Professional insertion Employability Flexibility Évora Job Centre |
Issue Date: | May-2008 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O estudo da configuração actual do fenómeno de desemprego, em especial o que respeita aos Diplomados do Ensino Superior, enquanto consequência do processo de globalização e do avanço das tecnologias, constituiu a base crucial da pesquisa que aqui apresentamos. Foi nossa pretensão, a partir das profundas alterações que o mundo do trabalho testemunha, perceber e apresentar um conjunto de competências-chave, que no nosso entender, poderão apoiar, orientar, facilitar a inserção dos jovens diplomados no mercado de trabalho, cada vez mais incerto e ambíguo. Assim, tivemos por preocupação percepcionar se estas competências são importantes para a nossa população, se as dominam e se a frequência do Ensino Superior terá contribuído para o desenvolvimento das mesmas. Paralelamente, quisemos saber como é que o nosso público vivência o desemprego e, quais são os contributos do Centro de Emprego de Évora, para a resolução daquele problema, numa tentativa de indicarmos sugestões de melhoria na prestação dos serviços daquele organismo. Através dos resultados desta dissertação pretendemos apelar a uma responsabilidade partilhada no desenvolvimento das competências-chave, no sentido de implicar para além dos sujeitos, as organizações inseridas no meio envolvente, que de forma articulada e equilibrada, podem/devem igualmente participar no desenvolvimento da empregabilidade dos indivíduos. //ABSTRACT: This paper is based on an exanimation of current unemployment, especially among higher education graduates, as result of the process of globalization and the introduction of new technologies. In view of the profound changes which have taken place in the world of work, the aim of the paper is to formulate and present a number of key competencies which in our view could support, guide and facilitate the insertion of young graduates in the labour market, which is increasingly uncertain and ambiguous in nature. We seek to gauge whether these competencies are important for the target group, whether they possess them and whether higher education has contributed towards the development of such competencies. At the same time, we examine unemployment as experienced by the target group and the role of Évora Job Centre in resolving the problem, and offer some suggestions for improving the provision of services by this organization. While higher education graduates themselves are responsible the development of key competencies, our intention is to use the results of this paper to call for an active role to be played in this process by a number of bodies operating in the local area: their structured and balanced intervention could contribute towards raising the level of employability of the target group. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18196 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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