Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18147

Title: Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura
Authors: Ramos, Espadeiro,
L., J.
G., R.
Editors: Gomes, Valente, L. M.J.
Keywords: pensamento computacional
avaliação da aprendizagem
ambientes computacionais
Issue Date: 27-May-2015
Publisher: Universidade do Minho
Citation: Ramos, J. L., and R. G. Espadeiro. (2015)"Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura." Atas do Challenges 2015. Universidade do Minho).
Abstract: Nos últimos anos assistimos à multiplicação de iniciativas e programas de introdução do pensamento computacional na escola em diversos países, através do recurso a diferentes tecnologias, linguagens e ambientes computacionais. Com recurso a uma revisão sistemática da literatura, os autores sublinham a importância de desenvolver estratégias de avaliação das aprendizagens, apropriados a este tipo de ambientes computacionais, no quadro do conteúdo das propostas de trabalho educativo neste domínio. O conhecimento das práticas de avaliação predominantes bem como a identificação de instrumentos de avaliação adequados à avaliação do pensamento computacional pode ser um contributo importante para o desenho das propostas de avaliação por parte dos professores para que estes possam acompanhar as iniciativas de promoção do pensamento computacional na escola, em diferentes formatos e percursos, contribuindo para uma avaliação clara e compreensiva dos seus impactos na aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18147
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
atas_challenges_2015.pdf13.34 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois