Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18147
|
Title: | Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura |
Authors: | Ramos, Espadeiro, L., J. G., R. |
Editors: | Gomes, Valente, L. M.J. |
Keywords: | pensamento computacional avaliação da aprendizagem ambientes computacionais |
Issue Date: | 27-May-2015 |
Publisher: | Universidade do Minho |
Citation: | Ramos, J. L., and R. G. Espadeiro. (2015)"Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura." Atas do Challenges 2015. Universidade do Minho). |
Abstract: | Nos últimos anos assistimos à multiplicação de iniciativas e programas de introdução do pensamento computacional na escola em diversos países, através do recurso a diferentes tecnologias, linguagens e ambientes computacionais. Com recurso a uma revisão sistemática da literatura, os autores sublinham a importância de desenvolver estratégias de avaliação das aprendizagens, apropriados a este tipo de ambientes computacionais, no quadro do conteúdo das propostas de trabalho educativo neste domínio.
O conhecimento das práticas de avaliação predominantes bem como a identificação de instrumentos de avaliação adequados à avaliação do pensamento computacional pode ser um contributo importante para o desenho das propostas de avaliação por parte dos professores para que estes possam acompanhar as iniciativas de promoção do pensamento computacional na escola, em diferentes formatos e percursos, contribuindo para uma avaliação clara e compreensiva dos seus impactos na aprendizagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18147 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|