Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18139

Title: Depois do ensino superior: transições para a vida adulta dos jovens europeus perante o mercado de trabalho
Authors: Cachapa, Filipa C.
Advisors: Mendes, Maria Filomena Ferreira
Rego, Maria da Conceição Peixe
Keywords: Transição para a vida adulta
Ensino superior
Educação
Emprego jovem
Europa
Transition to adulthood
Higher education
Education
Youth employment
Europe
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Nas últimas décadas a sociedade assistiu a processos de mudança profunda que conduziram a novos comportamentos e a novas formas de ser e estar. Ao contrário do que se verificou em gerações passadas, a idade cronológica é cada vez menos uma referência e importa questionar como é hoje feita pelos jovens a transição para a vida adulta. Actualmente, o espaçamento entre o momento de terminar a frequência do sistema de ensino (nomeadamente, o superior), arranjar um primeiro emprego e todos os restantes acontecimentos que tradicionalmente se seguiam, torna-se maior. No presente estudo, procuramos compreender como é que o contexto social, económico e demográfico dos países europeus, e a frequência do ensino superior, contribuem para ‘novos’ comportamentos dos jovens na transição para a vida adulta, nomeadamente, no que diz respeito ao impacto da questão da empregabilidade. Para isso, numa análise multidisciplinar, que envolve a Sociologia, a Economia e a Demografia, e através de uma metodologia essencialmente quantitativa, procuraremos identificar indicadores que poderão compreender aquelas relações na Europa; ABSTRACT: In recent decades society has suffered deep changes that lead to new behaviours in transition to the different stages along the life course. Contrary to past generations, the chronologic age is no longer a reference; thus, it is crucial to understand how young people do their transition to adulthood. In the past, childhood was followed by a rapid transition to the adulthood in which the majority of individuals, almost sequentially, entered the labour market, left the parental home, got married and had children. Currently, the spacing between the time to complete full education (including higher education) and getting a first job becomes larger. In the present study, we will try to understand how the social, economic and demographic conditions of the European countries and the participation in higher education contribute to "new" behaviours of young people in transition to adulthood, namely, in what concerns employability. Following a multidisciplinary analysis, which involves Sociology, Economy and Demography, and trough a quantitative approach we will try to identify indicators that can describe the relationship between the social and economical background, higher education participation and transition to adulthood in Europe.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18139
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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