Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18028

Title: Escrever para (re)significar e aprender – Orquestração de uma investigação com histórias de vida.
Authors: Leal da Costa, Conceição
Biscaia, Constança
Keywords: Narrativas (auto)biográficas; Escrita narrativa; Reflexão biográfica; Aprendizagem e desenvolvimento profissional.
Issue Date: Nov-2016
Publisher: ECLLL
Citation: • Leal da Costa, C. & Biscaia, C. (2015, Dezembro). Escrever para (re)significar e aprender – Orquestração de uma investigação com histórias de vida. Comunicação oral apresentada na Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida. Universidade de Évora, Évora, 2 e 3 de Dezembro - Portugal.
Abstract: Resumo Este texto decorre de uma investigação realizada no âmbito de uma tese de doutoramento. Na senda de compreender processos de desenvolvimento profissional, deu-se voz a quatro professores, perseguindo paradigmas em que importam os constantes encontros entre os sujeitos, os objectivos projectados e os meios para os alcançar. A abordagem com narrativas (auto)biográficas, com vista a identificarmos e compreendermos processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional daqueles profissionais, foi-se evidenciando como um processo reflexivo, onde narrativas, reflexividade e histórias de vida se encontraram. Construímos saberes e intersubjectividades com aqueles professores, através de uma escrita reflexiva, num trabalho interpretativo de sucessiva construção de sentidos. Consubstanciou-se na ideia de reflexão biográfica e deu lugar a uma experiência formativa e a aprendizagens transformadoras. A elaboração de narrativas de vida que mobilizou subjectividades e construção de saberes através da escrita, desafiando uma hermenêutica que se foi produzindo em permanente colaboração, manifestou-se constitutiva de um conhecimento processual da relação entre aprendizagem e do desenvolvimento dos sujeitos, incluindo da investigadora. O estudo foi tempo e espaço de investigação e produções, onde a investigadora foi percebendo como o vivido, quando passado à escrita, se tornou transformador de si e dos participantes, revelando-se, afinal, um projecto de formação conjunta no qual a meta-análise teve um importante papel. As histórias escritas dos docentes, a fase de análise e interpretação, assim como os feedbacks que os professores produziram, não silenciaram emergentes experiências formadoras. Desvelaram sim, algumas relações entre a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento profissional, percebendo-se que os contextos vivenciais não permitiram, nunca, construir as mudanças de si e dos outros, por vias solitárias e sem abandonos. Cruzar palavras escritas foi, para todos nós, um ir ao encontro de si, numa “viagem” de descoberta e compreensão. Revelou-se enfim, uma possibilidade real e autêntica de realizarmos um pensamento partilhado e uma interpretação criativa e criadora de existencialidades, por via do que a escrita mediou e permitiu.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18028
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CLC Apresentação ECLLL 2015.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois