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Title: FORMAR PARA A REBELDIA COMPETENTE: PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Authors: Marques, Maria do Céu
Lopes, M. J.
Magalhães, Maria Dulce
Keywords: Pensamento crítico
formação
estudantes
Enfermagem
Issue Date: 8-May-2015
Publisher: II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico
Citation: Marques, Maria do Céu; Lopes, Manuel José; Magalhães, Maria Dulce (2015). FORMAR PARA A REBELDIA COMPETENTE: PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. In: II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico - Desafios atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real, Portugal, de 8 a 9 de maio
Abstract: O pensamento crítico implica raciocínio e critica e constitui uma ferramenta para a compreensão da realidade e do conhecimento. Para que o estudante se torne pensador crítico é necessário que incorpore um conjunto de habilidades. A análise, a interpretação e a avaliação, são algumas, de forma a poderem examinar os diferentes processos sociais humanos: ideias, princípios, argumentos, debates, intervenções, entre outros. O estudo teve como objetivo compreender como se desenvolve o pensamento crítico nos estudantes de enfermagem. O estudo teve como população alvo todos os estudantes da licenciatura em enfermagem, a amostra foi constituída pelos estudantes que frequentaram a unidade curricular de pensamento crítico em enfermagem, 48 estudantes, oferecida no primeiro e segundo ano curricular. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados um texto-estímulo “Rebeldes Competentes” de Laborinho Lúcio e um questionário sociodemográfico. Foi realizada análise textual. Encontramos uma alteração significativa no léxico utilizado nos dois momentos. No primeiro momento os comentários dos estudantes vão no sentido de um pensamento crítico importante na tomada de decisão e consequente desenvolvimento de competências, centrado no ensino ministrado na escola no sentido de educar a pensar. No segundo momento os comentários dos estudantes introduzem um léxico mais direcionado, através da informação determinada pelo contexto que pode educar para o pensamento coerente utilizando o conhecimento científico, por sua vez, enunciam a ação que envolve reflexão para aprender a tomar decisões. Tais assunções leva-nos a atestar que a metodologia em sala de aula promoveu o desenvolvimento de habilidades de pensamento critico, das quais destacamos a interpretação, a análise e avaliação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17862
Type: article
Appears in Collections:CICTS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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