Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17831

Title: MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)
Authors: Rebelo, Dorinda
Morgado, Margarida
Medina, Jorge
Bonito, Jorge
Marques, Luis
Andrade, António
Editors: Reis, Pedro
Keywords: Materiais curriculares
Ensino das Geociências
Pedreira da Quinta do Moinho
Issue Date: 2015
Publisher: Interações
Citation: Rebelo, D., Morgado, M., Medina, J., Bonito, J., Marques, L., & Soares de Andrade, A. (2015). Materiais curriculares para um contexto geológico local: o caso da Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia). Interacções, 11(39), 322-342.
Abstract: A construção de materiais curriculares com base no que se conhece atualmente sobre o ensino e a aprendizagem, suportados com ideias cognitivistas e baseados na perspetiva construtivista (ensino por pesquisa) promove a compreensão profunda de conceitos científicos e de estratégias de investigação para abordar as necessidades individuais de cada aluno. A elaboração de materiais curriculares por professores e investigadores, aplicados a problemas ou contextos específicos, é um procedimento relativamente recente, ainda com um grande potencial de desenvolvimento. Este artigo dá conta do processo de conceção, construção e aplicação de materiais curriculares para o desenvolvimento de atividades exteriores à sala de aula, aplicados à Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia, Portugal). Considera-se a caraterização geológica desenvolvida, bem como os princípios psicopedagógicos apontados, sob a temática “exploração sustentada de recursos geológicos”. Os documentos destinam-se a alunos do 11.º ano de escolaridade, tendo sido aplicados em três escolas das regiões Centro e Norte de Portugal. Na avaliação dos materiais, os professores consideraram que estes permitiram construir uma atividade privilegiada para o alargamento e aprofundamento da literacia científica dos alunos. Os alunos declararam que os materiais associados à atividade de campo lhes promoveram competências associadas ao trabalho colaborativo, à resolução de problemas e ao trabalho laboratorial, além da sensibilização para o papel das Geociências na resolução de problemas ambientais.
URI: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8741
http://hdl.handle.net/10174/17831
ISSN: 1646-2335
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rebelo_Morgado_Medina_Bonito_Marques_Andrade.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois