Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17766
|
Title: | A cultura organizacional enquanto variável influenciadora de práticas de responsabilidade social empresarial |
Authors: | Barbosa, Elsa Jorge, Fátima Sampaio, Ana |
Keywords: | Cultura Organizacional Responsabilidade Social Empresarial Liderança Transformacional Desempenho Organizacional |
Issue Date: | 1-Jul-2015 |
Publisher: | Edições Sílabo, Lda |
Abstract: | Determinar que valores são importantes para a organização, são sugeridos como primeiros passos para estimular a criação de uma cultura de empresa. Os colaboradores das empresas desenvolvem um sentido de compreensão e orientação da cultura por meio da ação e comunicação.
Gradualmente, os valores, transformados em crenças, tornam-se cada vez mais as bases e diretrizes para novas atividades. Essa interação entre crenças e ações irá tomar forma em muitos dos processos da responsabilidade social empresarial (RSE). Para a adoção de práticas de RSE, é fundamental que os líderes empresariais orientem a sua tomada de decisãopor valores socialmente responsáveis. A relevância da responsabilidade social no atual quadro empresarial advém das exigências de gestão que têm vindo a sugerir a adoção de ações de responsabilidade social pelas empresas como um fator de competitividade e estratégia empresarial. Isto implica, necessariamente, uma mudança de valores enraizados na cultura da própria empresa, orientando todas as suas ações e relações com os stakeholders. Para tal, é necessário conhecer que valores desencadeiam e suportam a adoção de comportamentos socialmente responsáveis. Desta forma, procurar-se-á estabelecer uma relação entre as variáveis cultura organizacional e responsabilidade social empresarial, com suporte na revisão de literatura existente sobre a temática, e procurando entender-se a influência da cultura organizacional sobre a responsabilidade social empresarial, nomeadamente, a maneira pela qual as empresas tentam operacionalizar as práticas de responsabilidade social, resultantes das tomadas de decisão dos lideres empresariais, na sua estrutura organizacional e refletir nas práticas, as suas normas e valores. Procurar-se-á também perceber o contributo destas práticas para o desempenho das empresas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17766 |
ISBN: | 978-972-618-808-7 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | GES - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|