|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17288
|
Title: | O Conhecimento Didáctico e a Formação Inicial de Professores de Matemática |
Authors: | Borralho, António |
Keywords: | Didáctica da Matemática Formação Inicial de Professores Reflexão Prática Pedagógica Conhecimento Didáctico |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Edições Colibri |
Citation: | Borralho, A. (2005). O Conhecimento Didáctico e a Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação: Temas e Problemas, 1(1), 81-123. |
Abstract: | O principal objectivo desta investigação foi compreender, a partir do ponto de vista de quem se forma, o significado que dois futuros professores de Matemática atribuem à sua formação inicial e à Didáctica da Matemática em particular, tendo em conta o conhecimento didáctico. Para concretizar a investigação utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa em que se privilegiou uma recolha de dados empíricos com base em entrevistas biográficas, observações de aulas e consulta de uma variedade de documentos. Em relação à formação inicial, os participantes têm a expectativa de aprender a ensinar Matemática baseada numa visão racional e instrumentalista, onde esperavam que lhes fosse apresentado, de forma prescritiva, como ensina. Na opinião dos participantes, a Didáctica da Matemática foi a disciplina da formação inicial que mais proporcionou a ligação teoria-prática e que maior relação teve com o desempenho profissional. Contudo, apresentaram uma visão, eminentemente, prescritiva de como deveria ser a abordagem na disciplina. O estágio pedagógico constituiu, para os participantes, o primeiro contacto com a profissão e foi considerado como um espaço de grande aprendizagem, crescimento pessoal e profissional e, consequentemente, um momento importante de formação. Todos os participantes manifestaram um conhecimento didáctico muito incipiente, mas propõem a existência de prática pedagógica ao longo da licenciatura para melhor permitir o desenvolvimento deste tipo de conhecimento e para melhor proporcionar a ligação entre a teoria e a prática. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17288 |
ISSN: | 1646-2831 |
Type: | bachelorThesis |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|