Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17254

Title: Análise do desempenho ambiental, energético e económico de ETICS com isolamento de cortiça na reabilitação energética da envolvente de edifícios
Authors: Silvestre, J. D.
Correia-da-Silva, J. J.
Castelo, André
Brito, J. de
Pinheiro, M.D.
Editors: Instituto Superior Técnico
Keywords: Avaliação do Ciclo de Vida
ETICS
Cortiça
Reabilitação energética
Issue Date: Sep-2016
Publisher: Instituto Superior Técnico
Citation: Silvestre, J. D.; Correia-da-Silva, J. J.; Castelo, A. M. P.;Brito, J. de; Pinheiro, M.D. 2015. "Análise do desempenho ambiental, energético e económico de ETICS com isolamento de cortiça na reabilitação energética da envolvente de edifícios", Proceedings of CONPAT 2015, XIII Congresso Latino-Americano de Patologia da Construção, XV Congresso de Controlo de Qualidade na Construção, Construção 2015: Congresso Luso-Africano da Construção, Instituto Superior Técnico, Lisboa, 2015.
Abstract: Este estudo apresenta uma análise do desempenho ambiental, energético e económico do sistema de ETICS (sistema compósito de isolamento térmico pelo exterior), utilizando como material de isolamento o aglomerado de cortiça ex- pandida, quando aplicado na reabilitação energética da envolvente de um edifício, considerando um período de estudo de 50 anos. O balanço do impacte ambiental é dado por uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) “do Berço-ao-Berço”, com ênfase nas emissões de carbono e na energia primária não renovável (PE-NRe) consumida pelos materiais utiliza- dos na produção e instalação deste sistema construtivos. O balanço energético considera as principais características de isolamento deste sistema, incluindo o desempenho energético da envolvente dos edifícios após a aplicação destes mate- riais e as poupanças energéticas correspondentes. O balanço final do desempenho ambiental e energético inclui uma estimativa C2G da redução das emissões de carbono e da redução do consumo de PE-NRe.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17254
ISBN: 978-972-989994-2-3
Type: article
Appears in Collections:ERU - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ADAEEEICREEE-3.pdf615.06 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois