| 
                
             | 
            
            
            
            
            
                
                
  
    
    
        
            
                
                Please use this identifier to cite or link to this item:
                http://hdl.handle.net/10174/17170
             | 
         
     
     
    
    
| Title:  | Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 2) |  
| Authors:  | Fernandes, Domingos Borralho, António Barreira, Carlos Monteiro, Albêne Catani, Denice Cunha, Emmanuel Alves, Maria Palmira |  
| Editors:  | Fernandes, Domingos Borralho, António Barreira, Carlos Monteiro, Albêne Catani, Denice Cunha, Emmanuel Alves, Maria Palmira |  
| Keywords:  | Avaliação Educacional Avaliação da Aprendizagem Ensino Superior Aprendizagem |  
| Issue Date:  | Oct-2014 |  
| Publisher:  | EDUCA |  
| Abstract:  | Neste livro, em dois volumes, organizaram-se 21 artigos de investigadores diretamente envolvidos no projeto AVENA (Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas – financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolveu-se entre Abril de 2011 e Outubro de 2014 (Projeto PTDC/CPE-CED/114318/2009)) que partilharam e discutiram resultados referentes a práticas curriculares de docentes e a percepções de estudantes e docentes relativamente a essas mesmas práticas. O leitor terá assim oportunidades para conhecer conclusões e reflexões que, num certo sentido, mostram que algo poderá estar a mudar, embora timidamente, na Pedagogia no/do Ensino Superior. Ainda que, em geral, as práticas e as percepções reveladas pelos participantes fossem consistentes com visões do ensino centradas nos docentes, também foram evidenciadas práticas e percepções em que os estudantes surgiram claramente no centro dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Isto significa, por exemplo, que, em todos os domínios do conhecimento, foi possível identificar e caraterizar ambientes pedagógicos com uma diversidade de dinâmicas de sala de aula em que os estudantes participaram autónoma e ativamente no desenvolvimento das suas aprendizagens. Nesta e noutras questões há uma variedade de conclusões e reflexões que constituem desafios nos planos teórico, metodológico, epistemológico e prático, sugerindo a realização de investigações que possam consolidar e desenvolver o conhecimento já existente no domínio da Pedagogia do/no Ensino Superior.
Os restantes cinco artigos são da autoria de investigadoras convidadas, todas com larga experiência na realização de investigações afins e em que, de certo modo, foram apresentadas e discutidas outras áreas ou temas de interesse e, naturalmente, visões que enriquecem a reflexão e a discussão que os artigos deste livro podem suscitar. |  
| URI:  | 978-989-8272-21-8 http://hdl.handle.net/10174/17170 |  
| Type:  | book |  
| Appears in Collections: | PED - Publicações - Livros CIEP - Publicações - Livros
  |  
  
    
    
     
    
 
    
    
	
    Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated. 
                    
                      
                 |