Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17163

Title: Representações sobre sexualidade dos estudantes do 1º ano do Curso de Enfermagem: Um estudo exploratório
Authors: Dias, Hélia
Sim-Sim, Margarida
Editors: Sequeira, Pedro
Keywords: sexualidade
representações sociais
enfermagem
estudantes
Issue Date: 2015
Publisher: Instituto Politécnico de Santarém
Citation: Dias, H. & Sim-Sim, M. (2015). Representações sobre sexualidade dos estudantes do 1º ano do Curso de Enfermagem: Um estudo exploratório. Revista da UIIPS 3(5), 385-395
Abstract: Objetivo: identificar o universo semântico do conceito de sexualidade na representação social dos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em enfermagem. Método: estudo exploratório e descritivo desenvolvido numa Escola Superior de Saúde com 180 estudantes com utilização da técnica de associação livre de palavras. O tratamento e análise dos dados seguiu a análise descritiva e de conteúdo. Resultados: emergiram três dimensões que compõem o universo semântico da representação social da sexualidade: psicológica, biológica e sociocultural. Conclusões: identifica-se uma representação social da sexualidade com um significado tendencialmente conservador ou normativo, sobretudo no que se relaciona com o papel de género atribuído ao feminino. Esboça-se também, um significado mais aberto da sexualidade que se estrutura em torno do corpo, do prazer e na menor expressividade da função procriativa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17163
ISSN: 2182-9608
Type: article
Appears in Collections:CICTS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
1-2015-HeliaMargaridaRevSantarém.pdf557.93 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois