|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17027
|
Title: | Conhecimento curricular de professores do 2.º ciclo sobre Organização e Tratamento de Dados: Que manifestações da literacia estatística? |
Authors: | Canavarro, Ana Paula Patrício, Mónica |
Keywords: | literacia estatística conhecimento curricular do professor ensino da estatística 2º ciclo ensino básico |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Associação de Professores de Matemática |
Citation: | Canavarro, A. P. & Patrício, M. (2015). Conhecimento curricular de professores do 2.º ciclo sobre Organização e Tratamento de Dados: Que manifestações da literacia estatística? Quadrante, vol. XXIV, nº1, 3-28. |
Abstract: | Este artigo pretende caracterizar o conhecimento curricular que professores de Matemática do
2º ciclo revelam relativamente ao tema Organização e Tratamento de dados, balizado pelo Programa de
Matemática para o Ensino Básico homologado em 2007 (ME, 2007) e discutir em que medida esse conhecimento
reflete a preocupação com o desenvolvimento da literacia estatística dos alunos, aqui perspetivada
como finalidade última do ensino da Estatística, em que se inclui as capacidades de interpretar
e compreender informação estatística, de a apreciar e avaliar criticamente e de manifestar opinião sobre
o valor e as implicações dos estudos estatísticos, no quadro de situações contextualizadas em realidade
relevante.Metodologicamente, assumimos uma abordagem interpretativa, concretizada através de estudos de caso de três professores, tendo sido, para cada um deles, possível caracterizar o seu conhecimento
curricular nas componentes de finalidades e objetivos, conteúdos e sua abordagem, e tarefas para a sala
de aula. Concluímos que os professores não se referem explicitamente ao conceito de literacia estatística
embora incluam os seus aspetos menos sofisticados na caracterização dos objetivos do ensino da Organização
e Tratamento de Dados. No seu discurso sobre as orientações curriculares, revelam escolher
tarefas que, apesar de se referirem a algum contexto, não se reportam necessariamente a situações que
poderiam contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da literacia estatística. O estudo revela
ainda que as professoras que conhecem o programa de Matemática de 2007 se mostram mais sensíveis
e alinhadas com as ideias relativas ao desenvolvimento da literacia estatística do que o professor
que o desconhece. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17027 |
ISSN: | 0872-3915 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|