Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16896

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho de projeto e as suas aprendizagens
Authors: Duarte, Daniela Filipa da Silva
Advisors: Folque, Maria da Assunção
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim de Infância, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido no contexto de creche e de jardim-de-infância. Este trabalho teve como objetivo promover a participação das crianças no seu processo de ensino aprendizagem, promover conexões entre experiências das crianças vividas na cresce e no seu meio familiar, perceber o desenvolvimento de um trabalho de projeto e potencializar o espaço educativo com vista a aprendizagens diversificadas. É de salientar que este trabalho foi sustentado na metodologia de investigação-Ação, levando assim a utilização de diversos materiais e instrumentos de recolha de dados. Estes materiais tornaram possível responder às questões e dar respostas aos objetivos delineados anteriormente. Os resultados obtidos deste trabalho demonstram que a pareceria entre a família e a instituição é uma mais-valia para a educação de infância, pois através da comunidade e do meio que nos rodeia pode-se desenvolver múltiplas aprendizagens; SupervisedTeachingPractice in PreschoolEducation: Project Working as promoterLearning ABSTRAT: This student teaching internship report was developed within a supervised teaching practice. The purpose of this report is the attainment of a master’s degree in Preschool teaching. It is the account of the work done in an Infant Daycare and a Kindergarten. The aim of this internship was promoting children’s participation in their own learning process, promoting connections between the Kindergarten and family life’s experiences, understanding the development of a project work and improving the learning environment in order to obtain diversified learning. It is noteworthy that this internship report was sustained on a research-action methodology, leading therefore to the use of various materials and data collecting tools which made it possible to answer to outlined issues and achieve the proposed goals. The attained results indicated that the partnership between the institution and the family is a surplus value in childhood education, as it is through community and the surrounding environment that it’s possible to achieve multiple learning.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16896
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar - Trabalho de Projeto e as Suas Aprendizagens.pdf2 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois