Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16896
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho de projeto e as suas aprendizagens |
Authors: | Duarte, Daniela Filipa da Silva |
Advisors: | Folque, Maria da Assunção |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da Unidade
Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim de Infância,
tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar.
Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido no contexto de creche e de
jardim-de-infância.
Este trabalho teve como objetivo promover a participação das crianças no
seu processo de ensino aprendizagem, promover conexões entre experiências das
crianças vividas na cresce e no seu meio familiar, perceber o desenvolvimento de
um trabalho de projeto e potencializar o espaço educativo com vista a aprendizagens
diversificadas.
É de salientar que este trabalho foi sustentado na metodologia de
investigação-Ação, levando assim a utilização de diversos materiais e instrumentos
de recolha de dados. Estes materiais tornaram possível responder às questões e dar
respostas aos objetivos delineados anteriormente.
Os resultados obtidos deste trabalho demonstram que a pareceria entre a
família e a instituição é uma mais-valia para a educação de infância, pois através da
comunidade e do meio que nos rodeia pode-se desenvolver múltiplas aprendizagens; SupervisedTeachingPractice in PreschoolEducation: Project Working as
promoterLearning
ABSTRAT:
This student teaching internship report was developed within a supervised teaching
practice. The purpose of this report is the attainment of a master’s degree in
Preschool teaching. It is the account of the work done in an Infant Daycare and a
Kindergarten.
The aim of this internship was promoting children’s participation in their own
learning process, promoting connections between the Kindergarten and family life’s
experiences, understanding the development of a project work and improving the
learning environment in order to obtain diversified learning.
It is noteworthy that this internship report was sustained on a research-action
methodology, leading therefore to the use of various materials and data collecting
tools which made it possible to answer to outlined issues and achieve the proposed
goals.
The attained results indicated that the partnership between the institution and the
family is a surplus value in childhood education, as it is through community and the
surrounding environment that it’s possible to achieve multiple learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16896 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|