Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16844

Title: Metodologia para reengenharia de processos C2A e B2A
Authors: Pereira, Juvenal
Advisors: Cunha, Luís Arriaga da
Keywords: Reengenharia de processos
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os processes de interação do Cidadão ou Empresa com a Administração Pública (AP), normalmente designados por Consumer-la-Administration (C2A) e Business-to-Administration (BZA), de acordo com algumas entidades como a ANACOM (http://www.anacom.pt, 2004), têm ainda a sua origem, na maioria dos casos, numa ótica baseada na organização interna da administração, por oposição a uma ótica desejável baseada nos serviços tal como são vistos pelo Cidadão ou Empresa. Estes processos, que constituem casos concretos de workflow, ao nível a que se pretende desenvolver na dissertação proposta, são modeláveis com precisão, recorrendo a linguagens como o Unified Modeling Language (UML), através dos seus vários diagramas. É assim possível estabelecer um conjunto de regras, aplicáveis com sistemática, que permitam a reengenharia desses processos, no sentido de obter não só uma solução orientada para o Actor principal (Cidadão ou Empresa), mas também para a eficiente. É ainda possível, como se pretende demonstrar através desta dissertação, estabelecer métricas de eventuais ganhos nas versões redesenhadas e derivar, em termos gerais, arquiteturas distribuídas que suportem as soluções propostas. /ABSTRACT - Methodology for Reengineering of C2A and B2A Processes The processes of interaction between Citizens and Businesses with the Public Administration (PA), usually designated for Consumer-to-Administration (C2A) and Business-to-Administration (B2/1), according to some entity like as ANACOM (http://www.anacom.pt, 2004), still reflect, in the majority of cases, the internal organization and procedures of the various agencies involved, and not the desirable perspective of services as seen by the citizen or enterprise. These processes, that constitute specific cases of workflows within the scope of this dissertation, can be modeled' with precision using languages as UML, through several of its diagrams. It is therefore possible to establish a set of rules, systematically applicable, that can guide the reengineering of these processes, not only towards an Actor (Citizen or Business) oriented approach but also achieving higher efficiency. It is also possible, as intends to demonstrate in this master thesis, to establish metrics for the possible gains, in the redesigned' versions, and' to derive, in general terms, distributed architectures that support the proposed solutions.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16844
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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