Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16759
|
Title: | Estratégias e práticas de gestão e desenvolvimento de recursos humanos. Estudos de caso numa rede de empresas |
Authors: | Serrano, Maria Manuel |
Keywords: | Desenvolvimento de Recursos Humanos Rede de Empresas Estratégias Empresariais Práticas de Gestão de Recursos Humanos |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | Serrano, Maria Manuel (2015). “Estratégias e práticas de gestão e desenvolvimento de recursos humanos. Estudos de caso numa rede de empresas". In Maria Manuel Serrano & Paula Urze (Coord.). Inovação, Organizações e Trabalho. Estudos de Caso (pp. 147-226). Lisboa: Edições Sílabo [ISBN 978-972-618-742-4]. |
Abstract: | No capítulo Estratégias e Práticas de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Estudos de caso numa rede de empresas, Maria Manuel Serrano mostra
que o funcionamento em rede originou e disseminou uma nova divisão do trabalho entre empresas e uma nova divisão internacional do trabalho. Regra geral, as empresas subcontratantes reservam para si o trabalho qualificado, bem remunerado e em condições estáveis de emprego, deixando às empresas subcontratadas a execução do trabalho não qualificado, os salários baixos e as formas flexíveis de
emprego, frequentemente precárias. Esta situação atribui às empresas posições diferenciadas na rede, tem reflexos na Gestão de Recursos Humanos e conduz a uma situação de dualismo do mercado de trabalho, dos empregos e dos salários, a qual produz efeitos estratificantes nos recursos humanos. Estes efeitos fazem-se notar no âmbito da rede, mas também no interior das próprias empresas e manifestam-se na adoção de políticas de GRH diferenciadas em função da importância que as várias categorias de trabalhadores têm para a empresa. Neste contexto, definiu-
-se como objetivo geral da investigação, a caracterização do modelo de relacionamento entre as empresas da rede e a identificação das respetivas estratégias e práticas de GRH. Para operacionalizar este objetivo definiram-se quatro objetivos específicos: i) caracterizar o modelo de relacionamento da rede de empresas; ii) caracterizar
o meio envolvente das empresas da rede e aferir da sua capacidade de reação às condicionantes ambientais; iii) caracterizar as práticas de GRH das empresas da rede e iv) aferir a satisfação dos trabalhadores com as práticas de GRH. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16759 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros SOC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|