Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16749

Title: Léxico, purismo, estilo – questões queirozianas
Authors: Vilela, Ana Luísa
ONOFRE, ANA LUÍSA
Editors: Campos Matos, Alfredo
Keywords: Eça de Queirós
estilo
léxico
purismo
Issue Date: 2015
Publisher: Imprensa Nacional-Casa da Moeda/ São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Academia Brasileira das Letras
Citation: VILELA, Ana Luísa (2015). “Léxico, purismo, estilo – questões queirozianas”. A. Campos Matos (org. e coord.), Dicionário de Eça de Queiroz (3ª ed. ilustrada, revista e ampliada). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda/ São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Academia Brasileira das Letras, pp. 789-790. ISBN: 978-972-27-2325-1.
Abstract: A carta “A E...” é a sexta, integrada no volume Cartas Inéditas de Fradique Mendes e mais páginas Esquecidas . O seu título não é, de resto, o original. Ela dirigia-se, na verdade, a “Meu Caro P.”. O filho do escritor alterou o destinatário (que aqui funciona como título), por ser óbvio que tal texto seria endereçado ao próprio autor, Eça de Queirós. Ernesto Guerra Da Cal atribui-lhe a data possível de 1885, talvez Junho. O autor nunca a publicou; o texto foi publicado postumamente, em 1929, em edição preparada pelo filho do escritor, que a resgatou do espólio do pai. Analisemos alguns elementos temático-argumentativos e simbólicos deste texto tão curioso e, apesar de tudo, relativamente mal conhecido. O seu tema central é explícito: Fradique comenta aqui as acusações de que Eça de Queirós tinha sido recentemente alvo, por parte de Abel Botelho. Essas acusações referiam-se (aliás, sem grande ineditismo) ao estilo queirosiano e aos seus supostos vícios: a pobreza de vocabulário, a má construção sintáctica e o abuso dos galicismos. Trata-se uma questão que durante décadas ocupou leitores e críticos: aquilo a que o filho do escritor, procurando, sem grande brilho e nenhuma necessidade, defender as qualidades literárias do pai, designava, em 1929, “a irritante questão da língua”.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16749
Type: bookPart
Appears in Collections:LLT - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ALVilela-DEQ-LéxPurEst20000.jpg2 página do Artigo1.48 MBJPEGView/Open
ALVilela-DEQ-LéxPurEst10000.jpg1 página do Artigo1.35 MBJPEGView/Open
ALVilela-DEQ20000.jpgFicha Técnica320.13 kBJPEGView/Open
ALVilela-DEQ10000.jpgFolha de Rosto do Livro349.12 kBJPEGView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois