Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16686

Title: Avaliação de desempenho: Caracterização das melhores experiências percepcionadas pelos avaliados
Authors: Maurício, António Manuel Costa
Advisors: Santos, Nuno Rebelo dos
Keywords: Avaliado
Avaliador
Avaliação de desempenho
Interação
Appraised
Appraisal
Performance appraisal
Interaction
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta dissertação tem como finalidade caracterizar as melhores experiências de avaliação de desempenho, percecionadas pelos avaliados, no pressuposto que as mesmas são processes de interação social, envolvendo significados e expectativas entre os atores. Por conseguinte, a ênfase da abordagem que realizamos não está no modelo de avaliação mas nas práticas e consequentemente nos processes de interação, durante os quais os atores envolvidos na avaliação de desempenho constroem e reconstroem significados sobre a mesma. Assim, recorrendo a metodologias compreensivas e à técnica de análise de conteúdo, com apoio do software N6, analisámos o conteúdo de 14 entrevistas semiestruturadas, realizadas a funcionários avaliados pelo Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração Pública e efetuadas num hospital do sector público administrativo do estado. Com este estudo, verificámos que os avaliados constroem significados (valorativos e qualificativos) sobre a avaliação em que a informação, a formação, o envolvimento do avaliador e as oportunidades de participação, assumem um papel central na legitimação social da avaliação de desempenho e consequentemente na aceitação da cotação, o que por sua vez condiciona as perceções qualitativas da avaliação de desempenho. Perante os resultados concluímos que a consecução dos objetivos da avaliação do desempenho só serão efetivos se os avaliados percecionarem as experiências de avaliação válidas e positivas e não como uma ameaça. Na sequência da interpretação dos resultados emergem um conjunto de hipóteses, as quais carecem ser testadas em estudos posteriores de maior dimensão. Por fim, foram delineadas as linhas orientadoras de um plano de intervenção que visam a consecução das boas práticas de avaliação de desempenho. /ABSTRACT - The purpose of this study is to characterize the best experiences of performance appraisal, perceived by appraised with the assumption that they are processes of social interaction, involving meanings and expectations between the actors. Therefore, the emphasis of the approach that we carry out is not in the evaluation model but in the practice and in the interaction processes, during which the involved actors in the performance appraisal construct and reconstruct meanings on the same. Thus, appealing to comprehensive methodologies and to the technique of content analysis, along with the support of N6 software, we study the content of 14 interviews, made to employees, who are assessed according to performance appraisal system used in Public Administration in Portugal (SIADAP). These interviews took place in a hospital of the public administrative sector, of the state. With this study, we verify that appraised create meanings (valuable and qualifying) of the appraisal where, information, training, appraisal involvement and chances for participation, consequently takes a central role in the social legitimacy of the performance appraisal, and, in the acceptance of the quotation, that will affect the qualitative perceptions of the performance evaluation. Studying the results we conclude that, the goal achievement of the performance appraisal will only be effective if the appraised perceive experiences of appraisal as valid and positive, and not as a threat. With the interpretation of these results, several hypotheses emerge which could be tested in future research, with a larger dimension. Finally, the guide lines of an intervention plan had been delineated, with a prior aim, the achievement of good practical of performance appraisal.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16686
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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