Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16590

Title: Contributos do relatório técnico para o desenvolvimento dos técnicos de radiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E.: O caso dos técnicos de radiologia da unidade de Torres Novas
Authors: Jordão, Joana Leal de Almeida Pereira
Advisors: Silva, Carlos Alberto da
Keywords: Técnico de radiologia
Competências do TR
Relatório técnico
Formação
Radiographers
Radiographers's Role
Technical report
Training
Issue Date: Nov-2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente dissertação pretende contribuir para um aprofundamento do conhecimento do lugar e do papel do relatório técnico (RT) no contexto do desenvolvimento dos Técnicos de Radiologia (TR). Em termos estritos trata-se de um estudo sobre os conhecimentos dos TR sobre o relatório técnico, a autoavaliação das competências do TR nessa matéria, interrogando ainda as limitações e vantagens da introdução do relatório técnico nas atividades deste grupo profissional no Centro Hospitalar do Médio Tejo, na Unidade de Torres Novas. Para a pesquisa realizada e em relação as opões metodológicas, optei por um paradigma qualitativo, recorrendo como técnica privilegiada de recolha de dados a entrevista. De acordo com as entrevistas efetuadas, os Técnicos de Radiologia valorizam positivamente o desenvolvimento e a participação em projetos multidisciplinares de pesquisa e investigação, bem como a formação continua e o aperfeiçoamento profissional em áreas essenciais para efetuar o relatório técnico. A formação inicial e contínua nestes domínios do RT é entendida como um motor de desenvolvimento profissional do Técnico de Radiologia e do sector da Radiologia. Os resultados do estudo sugerem ainda que o desenvolvimento da profissão passa pelo reforço da cooperação entre as instituições de saúde e o próprio Sistema Nacional de Saúde (SNS), que em conjunto possam oferecer não só a melhoria das condições de trabalho dos Técnicos de Radiologia, mas também, novas oportunidades de colaboração com os Médicos e os restantes profissionais das equipas multidisciplinares, designadamente no diagnostico clinico e na promoção e valorização da qualidade na prestação cuidados e/ou de serviços técnicos de diagnostico para os utentes. /ABSTRACT - The present dissertation intends to be a contribution in the understanding about the influence of the technical report (TR) as a factor in radiographers’ (R) professional development. It’s a study which intends to evaluate radiographers’ knowledge about the report, enhancing self-evaluation, and questioning all the limitations and advantages of its implementation in radiographers’ daily activities in Centro Hospitalar do Médio Tejo, Torres Novas Unit. As for methodological options, the method chosen to the research was a qualitative paradigm using interview to collect data. According to the interviews made about the technical report, the Radiographers enhance the importance of developing and taking part in multidisciplinary research and development projects, as well as the need for continuous formation to achieve professional development in the area of TR. Continuous formation is the base in the development of radiologist’s skills in order to produce the technical report. This research results demonstrates that in order to this Project to take shape, it is fundamental to improve cooperation between health institutions and the National Health System itself, which together will allow the radiographers to take a step forward in role development, making a huge contribution to accurate clinical diagnoses and improving the quality of the service provided to all wealth care users.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16590
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Joana Leal de Almeida Pereira Jordão - Tese de Mestrado - 165 825.pdf7.31 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois