Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16557

Title: Conceções dos alunos do ensino secundário sobre a importância do tempo geológico para a aprendizagem das geociências
Authors: Martins, Luísa
Bonito, Jorge
Marques, Luis
Editors: Bruno, Inês
Andrade, Vanessa
Keywords: Tempo geológico
Educação para o desenvolvimento sustentável
Literacia científica
Issue Date: 2015
Publisher: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citation: Martins, L., Bonito, J., & Marques, L. (2015). Conceções dos alunos do ensino secundário sobre a importância do tempo geológico para a aprendizagem das geociências. In I. Bruno & V. Andrade (ed.), Resumos XVI ENEC Ciência como cultura (pp. 258-261). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Abstract: A importância do conhecimento das Geociências para ajudar a fundamentar as decisões sobre a sustentabilidade global e a aprofundar a responsabilidade de cidadãos promotores do desenvolvimento sustentável tem sido destacada por diversos estudos e instituições internacionais. Também o conceito de tempo geológico, transversal a todo o pensamento, se reveste de grande potencial didático, quer para as Geociências, em que é estruturante, quer para outras ciências. No presente trabalho pretende-se discutir alguns dos resultados de um estudo, em que se optou por um plano multi-metodológico, orientado pelo paradigma socio-crítico, destinado a fundamentar um quadro teórico de referência e concetual, no âmbito da educação em geral e das Geociências em particular, visando o desenvolvimento dos alunos como cidadãos cientificamente cultos numa lógica de sustentabilidade. Através da aplicação de um questionário a uma amostra não probabilística intencional de 1604 alunos do ensino secundário das regiões Norte e Centro de Portugal (NUTS II), procurámos diagnosticar a importância atribuída ao tempo geológico para a aprendizagem das Geociências (a margem de erro é de 3,21%, com um nível de confiança de 99% para um universo de 369 979 alunos). Da Análise em Componentes Principais da informação recolhida emergem três fatores: o tempo geológico como preditor de acontecimentos naturais; o tempo geológico como facilitador da compreensão da História da Terra; a confusão entre tempo geológico e tempo meteorológico. Os resultados obtidos mostram que a compreensão do tempo geológico contribui para o desenvolvimento de cidadãos cientificamente cultos, capazes de promover o desenvolvimento sustentável.
URI: http://www.ie.ulisboa.pt/pls/portal/docs/1/557435.PDF
http://hdl.handle.net/10174/16557
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Martins_Bonito_Marques_enec.pdf39.4 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois