Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16540

Title: Incorporação da metodologia Seis Sigma na cultura organizacional como estratégia para a inovação
Authors: Carvalho, Susana Isabel Crespo
Advisors: Oliveira, Maria de Fátima Jorge de
Keywords: Qualidade
Seis sigma
Inovação organizacional
Cultura organizacional
Quality
Six sigma
Organizational innovation
Organizational culture
Issue Date: 2007
Abstract: No atual panorama que caracteriza a economia mundial, em que as empresas se confrontam com a necessidade de encontrar metodologias e ferramentas que possibilitem implementar processos de renovação constante, para se manterem competitivas e liderarem mercados, produzir bens e serviços que satisfaçam e, preferencialmente, excedam as expectativas dos clientes, de um modo eficaz e eficiente, torna-se impreterível. Inegavelmente, o sucesso apenas será alcançado por aquelas que tiverem estratégias de inovação e qualidade constantes, adequadas, integradas, assumidas e valoradas pelos seus recursos humanos, que consigam acrescentar valor aos negócios e alcançar uma performance superior. Inúmeras empresas, especialmente americanas, imputam melhorias consideráveis no seu desempenho a uma metodologia específica denominada Seis Sigma. Do percurso de revisão bibliográfica efetuado, onde se abordaram, de forma sucinta., as variáveis Qualidade - Seis Sigma, Inovação Organizacional e Cultura Organizacional, foram identificados como elementos estruturais da metodologia: o compromisso da gestão de topo, a cultura organizacional, a formação, a estratégia organizacional, a focalização no cliente e os projetos de melhoria. O estudo qualitativo de suporte da presente Tese, assentou num estudo de caso, com o objetivo central de identificar se a metodologia Seis Sigma, quando incorporada na cultura organizacional de uma organização, gera inovação organizacional. Os instrumentos de recolha de dados, radicaram e suportaram-se em entrevistas aos representantes de cada nível Belt da empresa, nomeadamente um Champion, um Leader, um Black Belt e um Green Belt e aplicação de questionários aos restantes membros da comunidade Belt inseridos no programa Seis Sigma Com a finalização do estudo, conclui-se que a implementação do programa Seis Sigma, na empresa objeto de análise, constituiu inegavelmente um fator catalisador de inovação organizacional, de criatividade e estímulo à inovação, capaz de conduzir a aumentos nos níveis de performance e gerar maior envolvimento e espírito de pertença nos colaboradores. /ABSTRACT - In the current scenery that characterizes the world economy, enterprises are confronted with the need, to produce goods and services that satisfy and, exceed client expectations, in an efficient and effective way. New methodologies and tools that allow them to implement constant renewal of processes and remain competitive to lead the markets, became imperious. We cannot deny that success will only be achieved by those enterprises that have adequate innovation and quality strategies that are integrated, assumed, valued by their human resources that add value to business and are able to achieve a superior performance. Countless companies, especially American, attribute considerable improvements in his performance to a specific methodology named Six Sigma. Of the journey of bibliographical revision performed, where did itself approach, of succinct form, the variables Quality - Six Sigma, Organizational Innovation and Organizational Culture, were identified like structural elements of the methodology: the commitment of the top management, the organizational culture, the formation, the organizational strategy, the focusing in the client and the improvement projects. The qualitive study that supports the dissertation, was based on a case study and had the main goal of identifying if the Six Sigma methodology, integrating the culture of an organization, leads to an organizational innovation. The instruments to collect data have been based on: interviews with the representatives of each Belt level in the enterprise, namely, a champion, a Leader, a Black Belt and a Green Belt; answers to a questionnaire applied to the remaining members of the Belt community inserted in the Six Sigma program. The end of the study allowed to reach the conclusion that the implementation of a Six - Sigma methodology in the enterprise analyzed, has really been a catalyst to achieve organizational innovation, creativity and innovation stimulus, and conducted the enterprise to increase the performance levels and the co-workers' involvement and sense of belonging to a group.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16540
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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