Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16425

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada: a performance na educação: práticas corporais e representações
Authors: Nobre, Helena Moura Merlin
Advisors: Vidiella, Judit
Keywords: Performance e educação
Pedagogia da performance
Professor/performer
Performatividade no ensino das artes
Didática performativa
Prática de ensino supervisionada
Artes visuais
Ensino-aprendizagem
Educação
Performance and education
Teaching method of performance
Teacher/performer
Performance in teaching the arts
Performance teaching
Supervised teaching practice
Visual arts
Education-learning
Education
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais do ensino do 3º ciclo e Ensino Secundário, tendo como objetivo refletir sobre as aprendizagens que decorreram na unidade da Prática de Ensino Supervisionada (PES), na Escola Secundária Rainha Santa Isabel (ESRSI), em Estremoz, e na Escola do Ensino Básico Cunha Rivara (EEBCR), em Arraiolos. Tornou-se emergente refletir sobre a importância de novas práticas artísticas no ensino, focadas num novo marco teórico, apontando vazios, tendo como tema focal a performance na educação. A escolha do tema tem como intuito compreender que tipo de espaço se reserva à performance na educação no mundo contemporâneo e como é que esta é compreendida nas várias vertentes, tendo em conta as suas vantagens aplicadas à aprendizagem. Segundo Pineau (2013), existem diferentes formas de utilização da performance no contexto educativo. A performance pode ser analisada de três formas distintas: 1) A performance como prática artística; 2) O papel da performance como metodologia, relacionada com a prática do corpo, onde se podem trabalhar questões como as relações sociais, as políticas públicas, as identidades de género e de raça, a estética, a infância, o currículo, os rituais, a vida quotidiana, entre outros; 3) A performance como método de análise de ensino, que compreende a performance como questões de desenvolvimento, controle e eficácia, quer dos estudantes quer do professor; Abstract: Performance in Education: body practices and representations This report comes under the Master Program Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e Ensino Secundário, and aims to reflect upon the learning that took place during the subject of iii Supervised Teaching Practice, at the following institutions: Escola Secundária Rainha Santa Isabel (ESRSI), in Estremoz, and Escola EB 2,3/S Cunha Rivara, at Arraiolos. It became urgent to reflect upon the importance of the new artistic practices in education, focused on a new theoric mark, pointing voids, with the central theme, performance in education. The aim is to understand the scope of performance in education in the contemporary world and how it is understood in various aspects, taking into account their benefits as applied to learning. According to Pineau (2013), there are different ways of using performance in an educational context. Performance can be analysed in three distinct ways: 1) Performance as an artistic practice; 2) The role of performance as methodology related to human behaviour, where one can deal with issues such as social relations, public policy, gender and race identities, aesthetics, childhood, curriculum, rituals and everyday life, among others; 3) Performance as a method of analysing teaching, which includes questions of development, control and efficiency, whether in relation to the student or the teacher.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16425
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
helena_11790_relatório de estágio.pdf7.97 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois