Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16414

Title: A criatividade no cuidar em enfermagem representação dos enfermeiros
Authors: Farinha, Maria da Conceição Silva
Advisors: Candeias, Adelinda Maria Araújo
Keywords: Enfermeiros
Criatividade no cuidar
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A criatividade é, cada vez mais, considerada como um potencial que permite ao homem responder aos constantes desafios da sociedade. As contribuições teóricas que surgiram nos últimos 20 anos remetem-nos para uma visão sistémica da criatividade e reconhecem-lhe um lugar em todas as profissões. Na Enfermagem a sua presença e necessidade, no que é a sua essência - o cuidar -, tem sido reclamada desde que esta surgiu como profissão, porém o seu reconhecimento pode considerar-se pouco efetivo se tivermos em conta o escasso número de estudos empíricos realizados sobre este tema. Urge assim a necessidade de refletir esta realidade, o que carece do conhecimento sobre como os enfermeiros a concebem, qual a sua sindicação, o seu valor no contexto dos cuidados, em suma qual a representação que eles têm dela. No presente estudo procuramos conhecer a representação dos enfermeiros sobre o lugar da criatividade no cuidar em enfermagem. O estudo, estruturado segundo uma parte teórica e outra empírica, apresenta um desenho exploratório e descritivo com uma abordagem qualitativa. Como técnica de colheita de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, cujo conteúdo foi analisado pelo método indutivo. Os participantes do estudo foram 12 enfermeiros cuja seleção foi intencional e feita pelo método de amostragem em bola de neve. Os dados obtidos permitem-nos constatar que: os enfermeiros têm uma conceção da criatividade como algo multidimensional, que contempla a pessoa, o processo, o produto e o contexto; consideram como enfermeiro criativo aquele que: é consciente do seu papel criador, é flexível, é motivado, arrisca, é aberto a sentimentos e emoções, utiliza estratégias originais no cuidar, tem aptidões para estimular a vida, supera obstáculos, é dedicado, tem sentido de humor, sabe mobilizar conhecimentos e recursos, é auto confiante, é curioso, é enfermeiro; a criatividade no cuidar acontece em diversas situações e prende-se com a necessidade de atender à individualidade da pessoa cuidada e à singularidade de que se reveste cada situação de cuidado. Pelo que ela tanto pode ter lugar na forma de ver a pessoa e a situação (contexto) como na forma de cuidar utilizada para lhe dar resposta (processo) como no resultado obtido do cuidado (produto). O constatado acerca da representação dos enfermeiros sobre o lugar da criatividade no cuidar, enquanto expressão da compreensão que têm dela e significado que lhe atribuem e que reflete e se reflete nas suas vivências, fomenta à valorização e ao aproveitamento do potencial criativo de cada pessoa/profissional, na formação e na prática, quer como bem pessoal, quer como bem social. /ABSTRACT - Creativity is considered to be an asset that allows human beings to face society's constant challenges. Theoretical contributions that evolved over the past 20 years lead us to a systemic vision of creativity, and its importance is recognized in every profession. In nurse caring its presence and need, in what its real essence is - caring - creativity has been of great importance ever since nurse caring started to be a profession. Nevertheless, its recognition may be considered of low efficiency if one accounts for the scarce number of empirical studies performed on the subject. Such a reality must thus be reflected, and this requires that the way in which nurses perceive it be measured, what does it mean for them, what is its value in the context of nurse caring, in short what is the perception each individual has about it? In the current study we tried to determine the role creativity performs on nurses when nursing care is concerned. This study is divided into a theoretical part and an empirical one and presents a descriptive and exploratory design with a qualitative approach. The data-gathering technique was the semi-structured interview process adopted, and its contents were analyzed by an induction method. Twelve nurses participated in this study, and their selection was deliberate and carried out using the snowball-sampling method. Results let us conclude that: nurses have a multidimensional representation of creativity which comprises the patient, the process, the product and the background; a creative nurse is the one that is aware of his/her creative role, is flexible, motivated, takes risks and is open to feelings and emotions, uses original nursing strategies, has an aptitude to stimulate life, surpasses obstacles, is devoted and has a sense of humour, knows how to apply knowledge and resources, is self-confident and interested, in short, nurse; creativity in nursing occurs in different situations and is closely related to the need in attending to the uniqueness of the patient and to the singularity of each nursing situation. As a result, creativity can be in the form of examining the patient and analyzing the circumstances (background), or in the form of care used in response thereto (process), or even in the form of the result achieved from such care (product). The conclusions regarding the way in which nurses perceive the role creativity performs when nursing care is concerned, not only their understanding but also the meaning they attach to it and that reflects and is reflected in their own lives, strengthens one's valuation and creative potential, in theory and in practice, both as personal and social assets.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16414
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria da Conceição Silva Farinha - Tese de Mestrado - 163 323.pdf9.17 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois