Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16388
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humano |
Authors: | Peças, Cheila Raquel Estanqueiro |
Advisors: | Charréu, Leonardo Cristovão, Manuela |
Keywords: | Comunicação visual História da arte Sociedade Desenvolvimento humano |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nesta fase do relatório faz-se uma reflexão acerca da importância do ensino das artes. Justificar a sua necessidade passa pelo estudo da história da arte e sua evolução ao longo dos tempos, bem como o modo como ela sempre acompanhou a evolução humana e ajudou o homem nos estudos em relação à descoberta de si próprio e das suas origens, tendo em conta que a arte foi sempre uma necessidade, um modo de expressão e um meio de comunicação. Para tal é essencial a ação de agentes educativos para transmissão de conhecimentos acerca da vida em sociedade e do modo como a arte facilita e desafia a intervenção e inserção no meio social. São consideradas duas etapas do desenvolvimento humano que contribuem significativamente para a formação de indivíduos: a infância e a adolescência, onde se “inicia a vida”, o contato com a sociedade. É a fase da descoberta e da procura, onde a arte aumenta a motivação, explica o mundo de um modo qualitativo, facilita aprendizagens e abre caminho para novas experiências. Tendo em conta que as artes Visuais nem sempre se constituíram como disciplinas e nem sempre tiveram o reconhecimento e entendimento merecidos convém não regredir ao ponto de perder o que já se conquistou. Esta conjuntura aborda temas imprescindíveis para a compreensão da arte e o seu valor para o desenvolvimento humano. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16388 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|