Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16381

Title: Impacte do CRVCC da Fundação Alentejo, na população do Alentejo Central, no período 2001-2005
Authors: Ribeiro, Tânia Sofia Tavares de Carvalho
Advisors: Dias, José Manuel de Barros
Issue Date: 2006
Abstract: Num tempo marcado pelo efémero, pelo transitório e pelo confronto muitas vezes desigual, entre valores e interesses, numa sociedade em permanente e acelerada mutação, assiste-se ao surgimento de situações complexas e difíceis de serem ultrapassadas, provocando fossos entre gerações, categorias profissionais e sociedade em geral, devido entre outras, a questões educativas. Sobrevivendo a intempéries sociais, económicas e de exclusão, as pessoas com baixa escolaridade têm encontrado alguns processos difíceis. Cruzam-se aqui situações de miséria, de trabalho precoce, de falta de condições económicas para continuar os estudos, dando prioridade assim ao aspeto profissional, em detrimento de uma aposta na educação. Com o empenho de todos é possível traçar um caminho promissor, que pugne pela democratização da educação, para que ninguém seja excluído. Só pela valorização dos recursos humanos e pela qualificação avançada dos trabalhadores, é possível fazer face a um mundo concorrencial que se pretende mais justo e humanizado. Este estudo tem como objetivos, por um lado, caracterizar as pessoas que recorrem ao Centro de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências, da Fundação Alentejo e perceber quais as suas motivações, impactes sofridos e alterações operadas nas suas vidas, após a conclusão do processo, e em que medida, os seus projetos de vida futuros são alterados em função desta passagem pelo Centro; e, por outro lado compreender as atitudes, as posições e o funcionamento da Equipa do CRVCC da Fundação Alentejo, na sua envolvência com os adultos com os quais trabalha diariamente. /ABSTRACT - In a time marked by the ephemeral, the transitory and the confrontation, so many times unequal between values and interests, in a society in permanent and accelerated mutation, one witnesses the rise of complex situations and difficult to be overtaken, creating gaps between generations, between professional categories and between Societies in general, due to, among others, educational matters. Surviving social, economical and exclusion disturbs, people with low scholarity have found some difficult procedures. Here cross misery situations, premature work, lack of economic conditions to continue studies, establishing priority to professional aspects, instead of stacking in their education. With everyone's commitment it is possible to draw promising paths, which struggle with the democratization of education, so that no one is excluded. Just by valuing human resources and also by the workers” advanced qualification, it's possible to face up a competitive world which is intended to be fairer and more human. This study main goals are, by one hand, to characterize people who come to “Centro de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências”, of “Fundação Alentejo”, and understand what are their motivations, the suffered impacts and main changes on their lives, after concluding the course, and to what length, their future life projects are altered relying on their way through the “Centre”; and, on the other hand, to understand postures, positions and the functioning of a CRVCC Professional’ s Team, of “Fundação Alentejo”, and their interference with adults with whom it works daily.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16381
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tânia Sofia Tavares de Carvalho Ribeiro - Tese de Mestrado - 170 142.pdf45.35 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois