Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16362

Title: Ensino e aprendizagem sobre a natureza da ciência e da tecnologia: contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a tecnologia
Authors: Rufino, Maria do Rosário Martins
Advisors: Figueiredo, Margarida do Rosário Domingos Terraço
Keywords: Interdependência entre a ciência e a tecnologia
Natureza da ciência e da tecnologia
Abordagem CTS
História das ciências
Interdependence between science and technology
Nature od science and technology
STS approach
History of science
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo refere-se ao problema educativo do ensino e aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia, considerada uma componente central da literacia científica, e como tal, integrada nos programas e orientações curriculares. O principal objetivo foi avaliar o efeito da implementação de uma unidade didática na compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia, recorrendo a instrumentos de intervenção educativa do domínio da História das Ciências. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi efetuado com um grupo experimental e um grupo de controlo. Os dados foram obtidos através da aplicação de um pré-teste e de um pós-teste e a partir da análise das respostas dos alunos às questões colocadas. Os resultados obtidos permitiram verificar uma melhoria global das atitudes dos alunos, face à compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia, mostrando que este tipo de intervenção constitui um recurso didático adequado; ABSTRACT: This study refers to the educational problem of teaching and learning the Nature of Science and Technology, considered a central component of Scientific Literacy, and as such integrated on science education guidelines. The main goal of this study was to evaluate the effect of the implementation of a didactic unit to understand the interdependence between science and technology, using tools of education intervention on the domain of the History of Science. The study, quantitative and qualitative, was performed with an experimental group and with a control group. The results were obtained applying a pre-test and a post-test and from an analysis of student’s answers to several questions. The results obtained showed a global improvement of student’s attitudes related to the understanding of the interdependence between science and technology, showing that this type of intervention is an appropriate teaching resource.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16362
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois