Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16346

Title: Inteligência social e emocional: contributos para uma liderança eficaz em profissionais de enfermagem
Authors: Jesus, Ângela Rosa Pereira
Advisors: Candeias, Adelinda Araújo
Keywords: Enfermeiros
Competências
Inteligência social
Inteligência emocional
Liderança transformacional
Nurses
Competences
Social intelligence
Emotional intelligence
Transformational leadership
Issue Date: Nov-2006
Abstract: O Ser Humano conseguiu ao longo dos anos evoluir de uma forma significativa em relação às outras espécies, devido não só à sua capacidade de aprendizagem, mas também a outras capacidades e competências, que o permitiram distinguir dos outros seres vivos. Compreender as diferentes formas de inteligência humana, tem sido um desafio para muitos autores e cientistas. Destas, selecionámos a inteligência social e emocional, pela crescente importância no estudo das aptidões e no funcionamento cognitivo em contextos profissionais, entre os quais se destacam as relações que têm vindo a ser apontadas entre inteligência social e emocional com as competências dos indivíduos para serem capazes de reconhecer os significados das emoções para se relacionarem em situações profissionais, com um destaque especial para as situações de liderança. Foi principalmente a partir dos anos 80, que a importância dos aspetos relacionais no desempenho dos líderes nas organizações ganha forma, fenómeno que na última década tem vindo a ser especialmente aprofundado nos estudos sobre inteligência social e emocional. Esta nova visão surge comummente associada à investigação na área da liderança transacional e transformacional e tem sido aproveitada como um fator de mudança no novo mundo organizacional. Pretende-se ao longo do estudo compreender como é que vertentes como a inteligência social, a inteligência emocional e a liderança contribuem para uma forma de liderança transacional e transformacional em contextos profissionais. Para tal encetámos um estudo teórico e empírico que se iniciou em Novembro de 2005. Nos primeiros cinco meses procedeu-se à elaboração do enquadramento teórico que serviu de suporte a este estudo; ao qual se seguiu a recolha de dados, através dos instrumentos de avaliação selecionados e, nos últimos quatro meses, procedeu-se ao tratamento e discussão dos dados estatísticos e redação das conclusões finais. A metodologia utilizada foi o paradigma quantitativo, numa amostra de 40 inquiridos pertencentes a um grupo de profissionais de enfermagem de um Hospital de Lisboa. Para a elaboração da parte empírica utilizou-se o método por questionário de escolha múltipla, entre os meses de Julho e Setembro de 2006. Face aos conceitos expostos, procurou-se desenvolver provas que os operacionalizassem, com o objetivo de analisar as relações existentes entre eles. Os instrumentos utilizados foram prospectivamente: O Emotional intelligence 360° View Questionnaire (Nowack, 2004; IE360V), o Transformational Leadership Behaviors Scale (Podsakoflf, Mackenzie, Moormar & Fetter, 1990; TLBS) e os Testes de Competência Situacional - Auto-percepção (TCS-A) e o Teste de Competência Situacional - Profissionais (TCS-P) que permitiram avaliar a inteligência social. Os resultados alcançados, especialmente com os estudos de regressão comprovam a inteligência emocional como preditores da liderança transformacional e a inteligência emocional, a inteligência social e a idade como preditores da liderança transacional. Podemos, assim, comprovar através dos resultados deste estudo que de um modo geral, características de inteligência emocional e social são uma mais-valia para o desenvolvimento da eficácia transformacional e transacional dos líderes. /ABSTRACT - The human being succeeded in developing along the years in a significant way, in relation to the other species, due not only to their learning capacity, but also for other capacities and competences, that allowed them to distinguish himself from other living beings. Understanding the different forms of human intelligence has been a challenge for many authors and scientists. Among the previous, we have selected the social and emotional intelligence, for the growing importance in the study of the aptitudes and in the cognitive functioning in professional environments, among which stand out the relationships that have been pointed out between the social and emotional intelligence and the individuals' competences in being capable to recognize the different meanings of the emotions in order to relate themselves in professional situations, with a particular emphasis on the leadership situations. It was mainly starting from the 1980s that the importance of the relational aspects in organization leaders” performance takes shape, a phenomenon that, in the last decade, has been especially deepened in studies on social and emotional intelligence. This new approach is commonly associated to the research in transactional and transformational leadership and constitutes a change factor in the new organizational world. It is our aim to understand throughout this study how issues such as the social intelligence, the emotional intelligence and the leadership contribute to a form of transactional and transformational leadership within professional contexts. In, we have undertaken a theoretical and empirical study which started in November 2005. In the first five months the theoretical background which supported this study was drawn; data gathering followed, through chosen evaluation instruments and, in the last four months, the statistical data was treated and discussed and the concluding remarks were written down. The employed methodology was the quantitative paradigm in a sample of 40 inquired belonging to a group of nursing professionals of a Lisbon hospital. For the elaboration of the empirical part, we used the multiple choice questionnaire method, between July and September 2006. Considering the concepts put forward, we tried to develop tests that operationalized them, with the objective of analyzing the relationships existent among them. The following instruments were employed: Emotional intelligence 360° View Questionnaire (Nowack, 2004; IE360V), Transformational Leadership Behaviors Scale (Podsakoff, Mackenzie, Moormar & Fetter, 1990; TLBS) and the Situational Competence Test - Self-perception (TCS-A) and the Situational Competence Test - Professionals (TCS-P) which allowed evaluating the social intelligence. The results obtained, especially through the regression studies, confirm the emotional intelligence as a predictor of the transformational leadership and the emotional intelligence, the social intelligence and the age as predictors of the transactional leadership. Thus, we can prove through the results of this study that social and emotional intelligence characteristics are, generally, an added value to the development of leaders' transformational and transactional effectiveness.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16346
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ângela Rosa Pereira de Jesus - Tese de Mestrado - 163 321.pdf19.44 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois