Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16305

Title: Marketing estratégico no sector hoteleiro em São Miguel nos Açores: caso "Hotéis Americano"
Authors: Mota, Fernando Jorge Mendonça
Advisors: Silvério, Marta da Conceição Cruz
Keywords: Marketing estratégico
Hotelaria
S. Miguel (Açores)
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Procurou-se mostrar a importância, em marketing estratégico, das análises ambientais (externa e interna), para a tomada de decisões nas empresas, com aplicação a unidades hoteleiras de pequena dimensão (os hotéis Americano) em São Miguel nos Açores. Esta análise foi efetuada com base nos dados obtidos (primários-entrevistas e secundários) e trabalhados, de forma a permitir a identificação de Oportunidades, Ameaças, incertezas estratégicas, Pontos Fortes e Pontos Fracos das unidades, para se fazerem análises SWOT e TOWS, e, assim, identificar alternativas estratégicas para escolha pelos gestores destas unidades hoteleiras. Foi construído um caso baseado na realidade da indústria hoteleira em São Miguel, nos Açores, num dado período, em que os conceitos e os modelos de análise acima indicados são aplicados a um grupo hoteleiro de pequena dimensão. A aplicação sistematizada dos modelos indicados vai permitir tomar decisões fundamentadas que irão determinar qual a direção estratégica a seguir para o grupo. Foi desenvolvida uma nota pedagógica para o ensino do mesmo, com várias aplicações a diferentes cursos superiores das áreas de Gestão e de Marketing. Foi ainda efetuada uma revisão da literatura mais atual sobre os conceitos e modelos acima indicados, que é utilizada na nota pedagógica. /ABSTRACT - This work enhances the importance in Strategic Marketing of Environment Analysis (External and Internal Analysis), to management decision making with application to small hotel units (the Americano hotels), in São Miguel and on existent and available secondary data, to allow the identification of Opportunities, Threats, strategic uncertainties and of Strengths and Weaknesses of the units, to make a SWOT and a TOWS analysis to identify strategic alternatives for the possible choice for the unit managers to make strategic decisions. Was written a case study based on the hotel industry reality in São Miguel in Azores, on a given period, with application of concepts and analysis models stated above to a small local hotel group. The results obtained from the systematized analysis, will allow making decisions that will define the strategic direction to take for the group. In addition a teaching note was also written for the teaching of the case with several applications to graduate courses in Management and marketing a literature revision on the subjects of the concepts and strategic analysis models above indicated is also utilized in the teaching note and is part of it.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16305
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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