Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16297

Title: Diagnóstico das necessidades educativas das crianças e formativas dos agentes educativos em contexto de 1º ciclo : Estudo de caso
Authors: Dias, Maria Alexandra de Brito Afonso Guerreiro
Advisors: Barbosa, Luís Marques
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação encontra-se inserida na área das Ciências de Educação no domínio científico da Análise de Contextos Educativos. O trabalho empírico decorreu sobre uma amostra constituída por crianças de uma Escola Básica Integrada, no contexto do 1°ciclo do ensino básico e pretendeu estudar a forma como se relacionam as necessidades educativas das crianças com as formativas dos professores. O objetivo deste trabalho foi o de procurar demonstrar que o diagnóstico de necessidades educativas e formativas dos agentes educativos é fundamental para organizar o processo ensino - aprendizagem. Partindo deste pressuposto, procurámos elaborar uma carta de sinais de diagnóstico de necessidades educativas das crianças, de forma a despistar indicadores de desconforto, de quebra de partilha e de enquistamento, considerados como manifestações normais enquadradas em atitudes de defesa, refletindo-se a relação estreita entre esses sinais com as necessidades formativas dos docentes. Trata-se de um estudo caso, sendo por isso inserido numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa sustentado pela caracterização dos atos e factos educativos, numa perspetiva sistémica, recaindo sobre a linha de investigação-ação/formação, desenvolvida por Barbosa (A Escola Sensível e Transformacionista - Uma organização educativa para 0 futuro - 2004) na Universidade de Évora, o qual defende que o ato educativo se deve desenvolver a partir das necessidades das crianças, em paralelo com os processos formativos dos agentes educativos, fazendo emergir um agente com perfil técnico-crítico, que é sustentado pelos princípios da Escola Sensível e Transformacionista. Para a recolha dos dados optámos por utilizar diversas técnicas, visando uma análise e uma triangulação de todos esses dados de modo a garantir a validade interna do estudo. Abordámos o diagnóstico de necessidades educativas e a construção de variáveis de análise. Finalmente realizaram uma abordagem à importância do espelhamento aos agentes educativos, orientado para a transcendência, reflexão e mudança das práticas de intervenção. Este estudo, que foi norteado pelas questões enunciadas permitiu verificar que os docentes trabalham em função das teorias, dos métodos, das técnicas e dos conteúdos, tendo em conta os objetivos pessoais e organizacionais. Para além disso, perfilham critérios pouco rigorosos e científicos na caracterização dos atos e factos e dos grupos/turma, não diagnosticando as reais necessidades das crianças e das organizações onde lecionam, logo as suas estratégias de intervenção são pouco eficazes, pelo que não minoram ou previnem os fenómenos que coexistem no processo ensino - aprendizagem. Tratando-se de um estudo caso as conclusões extraídas são específicas desta amostra. Ainda que os resultados apresentados não sejam generalizáveis, são contudo válidos. /ABSTRACT - The present investigation is included in Science Education área, at the Educative Context Analysis Scientific domínio. The empiric (practical) work has occurred over a sample constituted by children of an Integrated Basics School, in the 1st grade of primary teaching context, and aimed at studying the Way how children with educational needs relate to the formative needs of the teachers. The objective of this work was to demonstrate that the diagnosis of educational and formative needs of educational agents is essential to organize the teaching-learning process. From this basis, we elaborated a diagnostic sign map of children’s educational needs, in a way to track discouragement indicators, share breaking and hardening, considered as normal manifestations, framed in defensive attitudes, reflecting on the strict relation between these signs, with the teacher’s formative needs. This is a case study, so it is inserted in a qualitative methodology, of interpretative nature, supported by educative acts and facts, in a systemic perspective, that falls over an investigation-action/formation line, developed by Barbosa ( “A Escola Sensível e T ransformacionista - Uma organização educativa para o futuro - 2004 ” - A Sensitive and Transforming School - An educative organization for the future - 2004), in Évora University, which sustains a thesis that the educative act must be developed form children needs, in parallel with educative agents formative processes, causing to emerging an agent with a technical-critical profile, being sustained by the Sensitive and Transforming School’s principles. For data gathering, we decided to use diverse techniques, aiming at the analysis and data triangulation that assured the internal validity of the study. An approach to the educative needs diagnostic and the variables analysis building has been done. Finally, we developed an approach to the education agents mirroring, directed to transcendence, reflection and intervention practices changing. This study was directed by the enounced questions and allowed to verify that the teachers work is quite regulated by theories, methods, techniques and contents, considering organizational e personal objectives. Furthermore, they adopt little rigorous and scientific criteria characterization of acts and facts and for the groups/class, not diagnosing the real needs of children and the organizations where they teach. So, their intervention strategies have little efficiency, so they don't minorate or prevent the phenomena that coexist in teaching-learning process. This is a case study, so the extracted conclusions are specific of this sample. Even if the presented results are not wide-ranging, they are valid.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16297
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Alexandra de Brito Afonso Guerreiro Dias - Tese de Mestrado - Volume II - 162 949.pdfVolume II14.41 MBAdobe PDFView/Open
Maria Alexandra de Brito Afonso Guerreiro Dias - Tese de Mestrado - Volume I - 162 948.pdfVolume I16.38 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois