Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16161

Title: Condicionantes de aprendizagem no 10º ano de escolaridade na disciplina de ciências físico-químicas: O ponto de vista dos professores
Authors: Sousa, Elisabete Maria Zambujo
Advisors: Neto, António José dos santos
Keywords: Sucesso/insucesso educativo
Aprendizagem
Ensino
Formação contínua de professores
Ciências Físico-Químicas
Educative success/insuccess
Learning
Teaching
Teachers continuous formation
Physico-Chemestry sciencces
Issue Date: Nov-2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo, de natureza qualitativa e etnográfica, teve como grande objetivo a compreensão dos fatores que podem influenciar a aprendizagem dos alunos do 10° ano na disciplina de Ciências Físico-Químicas. Foram para isso inquiridos onze professores dessa disciplina, através de entrevistas semiestruturadas. Nelas se procurou também caracterizar a forma como esses professores avaliavam o impacto pedagógico do novo programa da disciplina. Através de análise de conteúdo dos discursos dos entrevistados, foi possível identificar algumas condicionantes que, na sua perspetiva, dificultam a aprendizagem dos alunos na disciplina em causa, destacando-se aqui as seguintes: insuficiências na gestão das atividades experimentais, insuficiências dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa, falta de hábitos e métodos de trabalho, linguagem da própria ciência e metodologias didáticas inadequadas. O problema da motivação, afetando os alunos mas também os professores, foi igualmente bastante relevado. A maioria dos entrevistados pareceu, contudo, acreditar que, com o novo programa e uma mais efetiva articulação entre os professores, o nível de sucesso dos alunos do 10° ano poderá, de facto, aumentar. /ABSTRACT - The following study, of qualitative and ethnografic nature, had the purpose of understanding the factors that may influence the 10"' from student's at the subject Physico-Chemistry Sciences. As such, eleven teachers of the subject mentioned before, were questioned, using semi-structured interviews they also tried to characterize the way these teachers assessed the pedagogic impact of the new syllabus on this subject. Analyzing the contents of the interviewed speeches, it was possible to identify some conditioning that, according to them, make the students' learning difficult at this subject, pointing out the following: insufficiencies in the experimental activities management, students’ insufficiencies at Mathematics and Portuguese Language, lack of work methods and habits, scientific language, and inadequate didactic methodologies. The motivation problem, affecting not only students but also teachers, was also pointed out. However, most interviewed seemed to believe that, with the new syllabus and a more effective teachers' articulation, the level of 10'h form student’s success can, in fact, increase.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16161
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Elisabete Maria Zambujo Sousa - Tese de Mestrado - 160 731.pdf13.84 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois