Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16158

Title: A prática do "Making Of" na educação artística: meios audiovisuais como forma de registo, assimilação e transmissão de conhecimento
Authors: Silva, Ricardo Custódio Braga da
Advisors: Charréu, Leonardo
Cristovão, Manuela
Keywords: Educação artística visual
Comunicação
Meios audiovisuais
Making of
Formação de professores
Visual arte education
Communication
Audiovisual media
Making of
Pre-service
Teaching practice
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, o presente relatório é organizado em duas partes. Na primeira parte é concretizada a investigação e desenvolvimento do tema “A prática do ‘Making of’ na Educação Artística: Meios audiovisuais como forma de registo, assimilação e transmissão de conhecimento” propondo uma inovadora metodologia, especialmente direcionada ao ensino artístico. A segunda parte pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2012/2013 nas Escolas Secundária/3 Rainha Santa Isabel em Estremoz e Escola Básica 2,3/S Cunha Rivara em Arraiolos. Foram concebidas e aplicadas duas unidades didáticas designadas “Estremoz (re)perspetivar” e “Arraiolos (in)formar”, nas disciplinas de Desenho A e Educação Visual. De forma a proporcionar uma experiência mais rica a nível do relato dos acontecimentos vivenciados, todas as atividades desenvolvidas ao longo deste percurso foram alvo de um cuidado registo fotográfico, que pretende contribuir para a singularidade deste trabalho e, em simultâneo, favorecer a sua dimensão reflexiva; ABSTRACT: Developed in the context of Supervised Teaching Practice of the Master´s Degree in Teaching of the Visual Arts at the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, this report is organized in two parts. The first one highlights the investigation and development of the theme "The practice of ‘Making of’ in Arts Education: The audiovisual media as way to recording, assimilate and improve knowledge" by proposing an innovative methodology, especially targeted to arts education. The second part aims to present aspects inherent to the practice developed in the academic year 2012/2013 at Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel in Estremoz and Escola Básica 2,3/S Cunha Rivara in Arraiolos. Were designed and implemented two didactic units called "Estremoz (re)perspetivar" and "Arraiolos (in)formar", in the discipli6nes of Drawing A and Visual Education. In order to provide a richer experience at level of the report on the events lived, all activities along this path were targeted by a careful photographic record, which would contribute to the uniqueness of this work and, simultaneously, promoting their reflective dimension.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16158
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Apêndices.zip558.24 kBZipView/Open
Anexos.zip2.22 MBZipView/Open
Relatório PES 2013_Ricardo Braga Silva_m9394.pdf13.87 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois