Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16122

Title: A Internacionalização como Estratégia de Gestão
Authors: Sousa, António
Marques, Carlos
Keywords: Estratégias de internacionalização
formas de organização Internacionais
teorias comércio internacional
globalização
benefícios da internacionalização
Issue Date: Oct-2015
Publisher: Departamento de Gestão, Escola de Ciências Sociais e Sílabo
Citation: Sousa, António e Marques, Carlos (2015) A Internacionalização como Estratégia de Gestão, Capítulo XVII em Introdução à Gestão das Organizações, edições Sílabo, P. 393 a 415.
Abstract: A internacionalização da economia e das empresas portuguesas está e vai continuar na agenda do País. Com a crise internacional e a emergência dos desequilíbrios económicos e financeiros nacionais, a internacionalização tornou-se um desígnio estratégico para garantir a competitividade, prosseguir os crescimento económico, promover o emprego e sustentar os rendimentos das famílias e os investimentos das empresas. Neste capítulo damos um contributo para o estudo desse tema numa óptica estratégica de gestão das empresas. Iniciamos este capítulo com uma introdução à internacionalização e às principais razões que levam as empresas a atacar os mercados externos. Segue-se um ponto dedicado à dinâmica evolutiva do fenómeno da globalização empresarial nas últimas décadas. São indicados vários exemplos de empresas internacionalizadas. O ponto seguinte trata dos fundamentos teóricos do comércio internacional, passando em revista os dois focos de abordagem teórica da internacionalização e respetivos autores: o foco económico e o foco comportamental. O primeiro constituído pelas chamadas teorias clássicas e teorias de imperfeição dos mercados e o segundo constituído pelos designados modelos de internacionalização (incremental e em rede). Segue-se o ponto dedicado às estratégias de internacionalização empresarial e respectivas decisões nucleares, sendo abordadas as grandes questões que norteiam essas decisões: estandardização mundial e/ou adaptação local, exportações e/ou investimento directo estrangeiro, e amplitude da implantação geográfica das actividades no mundo. São depois identificadas, em concreto, as diversas estratégias de internacionalização empresarial possíveis. Finalmente, no último ponto, são explicadas as diversas estruturas organizacionais que as empresas podem assumir ao longo do seu processo de internacionalização.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16122
Type: bookPart
Appears in Collections:GES - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capitulo XVII.pdf942.43 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois