Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16078

Title: Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
Authors: Carvalho, Alexandra Sofia Pinheiro de
Advisors: Santos, Maria Graça
Cid, Marília
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Considerando a importância dada à criatividade e à aprendizagem cooperativa e activa como métodos facilitadores de uma Educação Inclusiva, considerando ainda a importância atribuída pelo Ministério da Educação às expressões artísticas na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, o presente estudo pretende identificar o lugar dado aos métodos activos e às técnicas expressivas ao nível da formação inicial de educadores e professores do ensino básico. Tendo este objectivo como alvo, identificaram-se os Estabelecimentos de Ensino Superior que disponibilizam componentes de formação no âmbito da educação inclusiva, métodos activos e técnicas expressivas, caracterizando essas componentes através da análise curricular de todos os cursos de Formação Inicial de Professores de Portugal que habilitam para a docência desde a Educação Pré-Escolar até ao 2º ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados permitiu ainda reflectir sobre o contributo destas áreas na construção de modelos positivos de Educação Inclusiva; ABSTRACT:Considering the importance given to creativity and to cooperative and active learning as facilitators methods of an Inclusive Education, and considering the importance attributed by the Ministry of Education to the artistic expressions component in Preschool, 1st and 2nd cycles of basic education, the purpose of this study is to identify the place given to active methods and expressive techniques in the initial training of educators and school teachers. With this purpose in mind, the Higher Education Institutions that provide training components within the inclusive education, active methods and expressive techniques were identified, characterizing those same components by analyzing the curricula of all courses of Initial Teacher Education in Portugal which qualify for teachers from pre-school education to the 2nd cycle of basic education. Data analysis will allow us to further reflect on the contribution of these areas to build positive models of Inclusive Education.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16078
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertacao_Alexandra_Carvalho_julho2013_FINAL.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois