Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16054

Title: Desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo no contexto de um programa de formação contínua em matemática
Authors: Vicente, Maria Manuela Ribeiros
Advisors: Serrazina, Maria de Lurdes Marquês
Keywords: Conhecimento didático
Desenvolvimento profissional
Ensino da matemática
Pedagogic content knowledge
Professional development
Mathematics education
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Com este estudo procurou-se compreender o papel do Programa de Formação Continua em Matemática para Professores do 1.° Ciclo do Ensino básico, criado por despacho ministerial, no desenvolvimento profissional de duas professoras de um grupo de formação da Universidade de Évora do qual fui formadora, mais concretamente compreender o papel deste programa na evolução do conhecimento didático das professoras em causa. Foram formuladas as seguintes questões de investigação: 1- Como se caracteriza o conhecimento didático de duas das professoras envolvidas no Programa de Formação e de que forma evolui esse conhecimento? 2- Que tipo de tarefas elegem as professoras para as aulas e quais as razões dessa escolha?; 3- Quais os contributos do Programa de Formação para o desenvolvimento profissional destas professoras? Seguiu-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa tendo sido realizados dois estudos de caso, a partir dos dados recolhidos, durante um ano letivo, através de observação participante em sessões de grupo e sessões de acompanhamento, entrevistas semiestruturadas, documentação escrita produzida pelas professoras e conversas informais entre as professoras e a investigadora. As gravações áudio das entrevistas, das sessões de grupo e das sessões de acompanhamento foram transcritas, analisadas e cruzadas com os dados recolhidos na observação das sessões de acompanhamento, os registos do diário de bordo e os dados recolhidos através da análise documental. A análise dos dados acompanhou a recolha e foi feita a partir de categorias predefinidas que foram sofrendo ajustes ao longo do processo. As professoras que foram objeto deste estudo manifestaram à partida um conhecimento didático distinto em diversos aspetos. Os contributos deste Programa de Formação foram mais evidentes para a professora que inicialmente apresentava um conhecimento didático mais fragilizado, existindo indicadores de que alargou esse conhecimento relativamente à Matemática e o seu ensino, ao conhecimento dos alunos e dos processos de aprendizagem, e ao conhecimento do processo instrucional. Enquanto a professora que à partida apresentou um conhecimento didático mais sólido apesar de ter registado evolução nesse conhecimento em aspetos como a Matemática e o seu ensino e o conhecimento do processo instrucional, essa evolução foi menos significativa. Ambas as professoras atribuem a sua evolução e consequentemente o seu desenvolvimento profissional a aspetos relacionados com as sessões de grupo, nomeadamente à exploração de tarefas nessas sessões que posteriormente iriam aplicar na sala de aula, à partilha de experiências de sala de aula e à reflexão sobre essas experiências. Uma das professoras valorizou ainda aspetos relacionados com as sessões de acompanhamento, designadamente o apoio da formadora nessas sessões, e outros aspetos como a reflexão escrita e a divulgação pública de uma das experiências de sala de aula. /ABSTRACT - With this study I wanted to understand the role played by In-Service Education Program in Mathematics for teachers of 1st. cycle of primary education, created by ministerial resolution, in the professional development of two teachers members of a learning group at the University of Évora where I’ve been working as an educator. Actually, the main goal of this study is to understand the importance of this program in the evolution of the teachers' pedagogical content knowledge. In order to achieve this goal there has been formulated the following research questions: 1- How can we describe the didactic knowledge of the teachers included in the program and what form it does it take?; 2- What type of tasks are chosen by the teachers and which are the reasons of that selection?; 3-In which way the In-Service Education Program has contributed to their professional development? This study has followed a qualitative methodology and two case-studies were developed. Data was collected during a school year through observation in the group and supervision sessions, semi-structured interviews, teachers' written documentation and informal conversations between the teachers and the researcher. The audio recordings from interviews, group sessions and supervision sessions were transcribed, analyzed and crossed with the data collected from carefully observation of the classroom sessions, from the registers of the log book. The analysis of the data followed its collects and it was made from pre-defined categories that suffered adjustments along the process. From the beginning teachers who were the subject of this research have demonstrated different pedagogic content knowledge in several aspects. The Education Program contributions' have been clear for the teacher that initially presented a fragile pedagogic content knowledge. However there have been signs, that not only she has increased her mathematical knowledge, but she has also improved her teaching skills. Meanwhile, the other teacher, at first, showed a more solid pedagogic content knowledge, had a less significant evolution. Both teachers attach their evolution and their professional development to some issues connected to group sessions, especially the way tasks were developed and their further application in classroom and also the share-out of the classroom experiences. One of the teachers has still enhanced other aspects such as the support of the researcher in the sessions, the written reflections and the public diffusion of one of the classroom experiences.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16054
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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