Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16033

Title: Análise de necessidades de formação contínua dos técnicos de diagnóstico e terapêutica da Região Autónoma dos Açores: o caso dos técnicos de radiologia
Authors: Monteiro, Ana Luísa de Freitas Meireles
Advisors: Silva, Carlos Alberto da
Keywords: Necessidade de formação
Técnicos de diagnóstico e terapêutica
Técnicos de Radiologia
Açores
Training needs
Therapeutical diagnosis technicians
Radiographers
Azores region
Issue Date: Jun-2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Pretende-se com o estudo realizado analisar a problemática das necessidades de formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TR) num contexto sócio-profissional muito particular que é a dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (TDT) do sector público Saúde da Região Autónoma dos Açores (RAA), marcado por uma grande dispersão geográfica e por uma carência de recursos materiais e humanos. Metodologicamente, e de modo a alcançar os objetivos previamente fixados, foi utilizado para o efeito, uma abordagem quantitativa consubstanciada com uma pesquisa documental, recorrendo preferencialmente como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário junto da população-alvo de 209 profissionais. A taxa de sucesso do retomo é de 79,9%, que corresponde a 167 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica da RAA., dos quais 43 eram Técnicos de Radiologia (casos válidos). Procedeu-se ao tratamento, à descrição e à interpretação dos dados recolhidos por intermédio da aplicação informática SPSS for Windows (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados do estudo permitiram identificar as necessidades específicas de formação contínua dos TDT/TR, assim como as possíveis implicações dos efeitos da formação, quer no quotidiano de trabalho destes profissionais de saúde, quer na sua vida pessoal. /ABSTRACT - Through the research we analyze the problematic of the radiographers continuous training needs in a very particular socio-professional context of Therapeutical Diagnosis Technicians (TDT) from the public health Region of Azores (RAA), marked by a great geographic dispersion and a lack of material and human resources. Methodologically, in order to reach the research objectives, we were used a questionnaire for data gathering in a population-target of 209 technicians. The success rate is 79, 9%, 167 Therapeutical Diagnosis Technicians of RAA., which 43 were radiographers (valid cases). A computer application, SPSS for windows (Statistical Package will be Social Sciences), was used for collected data treatment, description and analysis. The research results had allowed identifying specific continuous training needs of the TDT/TR, as well as possible implications of the training effects in the everyday work life of these health professionals, as well as his personal life.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16033
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ana Luísa de Freitas Meireles Monteiro - Tese de Mestrado - 160 444.pdf14.52 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois