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Title: Gestão da qualidade em dois serviços de radiologia da Região de Lisboa e Vale do Tejo em Hospitais SA: contributo para análise das implicações a nível dos técnicos de radiologia
Authors: Costa, João Paulo Silva
Advisors: Teixeira, Nuno José Coelho Gomes
Keywords: Qualidade
Gestão de qualidade
Qualidade em radiologia
Técnico de radiologia
Quality
Quality management
Radiology quality
Quality System
radiographers
Issue Date: May-2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo teve como objetivo, contribuir para a avaliação do sistema da qualidade (SQ) de dois departamentos de Radiologia (DPRD), à luz dos princípios da gestão da qualidade total. Para o efeito, utilizou-se uma abordagem metodológica, suportada pelo modelo de Cordula Wagner et al (1999). Nesse sentido, privilegiou-se a análise das seguintes dimensões: 1a) política da qualidade; 2a) envolvimento dos utentes; 3a) controlo dos processos baseados em normas escritas; 4a) gestão de recursos humanos (GRH); 5a) atividades de melhoria contínua da qualidade (AMCQ). Foi aplicado um questionário aos Técnicos de Radiologia (TRD) dos Hospitais Garcia de Orta e de Santa Marta. O tratamento de dados estatísticos foi realizado com o apoio do SPSS, versão 12.0 e do Microsoft Excel. Os principais resultados do estudo sugerem, na perspetiva dos TRD, que os utentes apresentam baixos níveis de colaboração no SQ. Relativamente à 1a dimensão, é referida a ausência de um documento dirigido a utentes com “necessidades especiais". Na 3a dimensão, verifica-se a inexistência de normas de informação ao utente, mas existem normas sobre atuação em reações ao contraste. Na dimensão (GRH), 50% dos TRD referem ausência de apoio de peritos da qualidade, 32% desconhecem programas de formação em qualidade e 70% confirmam a implementação de formação dirigida. Na 5a dimensão, 58% dos inquiridos referem que não é efetuada avaliação da dose de radiação X absorvida e 100% responderam que os exames radiológicos são realizados por pessoal qualificado. O estádio de desenvolvimento do SQ é semelhante nos departamentos com exceção da 5a dimensão. Os resultados parecem demonstrar a existência de iniciativa na implementação de AMCQ nos DPRD, designadamente, o plano de ação da qualidade, normas de proteção e segurança radiológica, entre outras. Indiciam a utilidade das respostas dos TRD na identificação dos pontos fortes (e.g., os TRD estão sensibilizados para a qualidade) e fracos (e.g., 37% dos inquiridos negam ter feedback sobre os resultados alcançados) do SQ. Propõe-se um plano de mudança à luz dos princípios da gestão da qualidade total, com o envolvimento de todos os pressionais e colaboração dos utentes que contribua para uma efetiva melhoria da qualidade e segurança dos serviços prestados pelos departamentos em estudo. /ABSTRACT - The present study has the purpose to contribute for the evaluation of the quality system (QS) in two departments of Radiology (RP), according of the principles to total quality management. For the effect, the methodological approach has taken the model developed by Cordula Wagner et al (1999) as reference. ln this way, it was privileged analysis of the following dimensions: 1a) quality policy; 2a) users involvement; 3a) control of the processes based on written regulations; 4a) Human Resources management (HRM); 58) continuous quality improvement activities (CQIA). A questionnaire was applied to Radiographers (RDG) at Garcia de Orta (GOH) and at Santa Marta (SMH) Hospitals. These techniques were carried out with the support of the statistical software SPSS 12.0 version and Excel. The main results of this study suggest that in the RDG perspective the users present lower levels of collaboration in QS. Relatively to the first dimension, there isn't a document for users with “special needs”. In third dimension, there aren't rules for user information, but there are rules about contrast reactions. In dimension (HRM), 50% of the RDG relate absence any support of quality experts, 32% are unaware a quality training programmer and 70% confirm the implementation of training programmer intended to RDG. In filth dimension, 58% of the inquired relates that evaluation of the users radiation absorbed dose is not developed and 100% had answered that the radiological examinations are carried through by only qualified staff. The development stage of QS is the same in the departments with exception to fifth dimension. The results seem to demonstrate the existence of initiative in the implementation of CQIA in the RP, appointedly, a quality action plan, security and protection radiological rules, among others. They show the usefulness of the answers to identify strengthens (e.g., the RDG are sensitized to the quality) and weakness (e.g., 37% of the inquired deny to have feedback about results reached) in SQ. In this study is suggested the development of an intervention plan, according to total quality management, involving all professionals and users. The main purpose of this intervention plan is to contribute for an effective improvement of the quality and security of the departments studied.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16002
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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