Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15977

Title: Representações parentais acerca do desenvolvimento da criança sobredotada: contributos para uma abordagem ecológica
Authors: Crastes, Maria José Delgado Martins Marques
Advisors: Candeias, Adelina Araújo
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A sobredotação é um tema de grande interesse que suscita dúvidas e interrogações para aqueles que se interessam pelo seu estudo. Neste estudo pretende estudam o papel da família, na interação da criança sobredotada nos diversos contextos de educação, desenvolvimento e socialização. Foi elaborado um guião de entrevista estruturada em cinco blocos temáticos para recolhermos as representações dos pais crianças sobredotadas, procurando saber o papel da família na educação da criança sobredotada; a reação da família em relação à sinalização da criança sobredotada; o impacto na família; as perceções e expectativas sobre a educação e desenvolvimento da criança sobredotada. Esta entrevista foi aplicada aos pais das crianças sobredotadas que frequentam os Programas de Enriquecimento da Delegação da ANEIS - Évora. Os Programas de Enriquecimento são medidos de intervenção socio-educativa destinadas a crianças e jovens com características de sobredotação, proporcionando experiências e catividades para além do currículo normal, desenvolvendo conhecimentos e competências cognitivas e de relacionamento interpessoal, considerando as dificuldades e as potencialidades do seu desenvolvimento, da sua aprendizagem e do comportamento. Os programas são dirigidos de forma a complementar o trabalho desenvolvido na escola e em casa A informação obtida na entrevista foi sujeita a uma análise de conteúdo, baseada em categorias gerais. Da análise temática realizada e de acordo com o isolamento de temas presentes nas respostas dos pais, foi possível criar grelhas de análise de conteúdo. Constatamos que os pais atribuem grande importância ao acompanhamento/orientação e apoio dos seus filhos ao nível da escola, a família assume um papel muito importante na educação do seu filho. Um dos comportamentos dos pais é 0 pedido de ajuda de técnicos para esclarecimento da situação e o acompanhamento do filho aos programas de enriquecimento de forma a possibilitar-lhe um desenvolvimento harmonioso. Os pais procuram informação sobre a sobredotação através de livros, da televisão e na Internet, com o objetivo de atualização dos seus conhecimentos sobre esta temática As representações da família da criança sobredotada e as suas interações com os múltiplos espaços onde se desenvolve, indicam-nos que encontram facilidades na escola, tais como o interesse e compreensão dos professores, a facilidade na aprendizagem, a existência de professor de apoio e atividades diferenciadas em contexto escolar. As dificuldades encontradas na escola são a incompreensão dos professores, a repetição das matérias, a desintegração social e a antecipação da matrícula As perceções parentais em relação à educação e ao desenvolvimento do seu filho face aos recursos e apoios disponíveis na comunidade, revelaram que as associações são a grande resposta, são através delas que os pais e as crianças encontram apoio e ajuda para lidarem com a situação. Os pais aguardam por Luna legislação adequada para os sobredotados que contemple medidas educativas adequadas às suas competências, bem como a articulação escola/família e os órgãos de gestão das escolas devem organizar-se por forma a garantirem as medidas necessárias respeitando os ritmos e estilos destas crianças. /ABSTRACT - Child gifting is a subject of great interest, which leads to some doubts and questions for whoever is interested in studying it. An interview Guideline with five subjects group was elaborated in order to collect the representation of the parents of gifted children; and get to know the role of the family in the education of gifted child; was the reaction of the family regarding the signaling; the impact within the family and the perceptions and expectations regarding the education and development of the gifted child. The interview was applied to the parents of the gifted children who are attending the enrichment programmers of the ANEIS Delegation Évora. These enrichment programmers aim to prevent and counteract the educational, emotional and social risks of these children. The programmers are targeted in a way to fill the work developed at school and at home, with compensation activities in areas of talents and of weaknesses. The information gathered in the interview was object of a content analysis based was on general categories. From the subject analysis and according to each individual subjects appearing in parents answers, it was possible to create tables of the content analise. We have verified that the parents give great importance to the following/guidance and support of their children at the school and the family takes a great role in the education of their child. One of the parent’s behaviour is to ask for help from the professionals to clarify situations and following their child to the enrichment programmers in a way to make possible a balanced development. The parents search informations regarding gifting through books, television and internet, in a way to update their knowledge in the subject. The representation of the gifted child and their interactions with multiple spaces where he grows up shows us that they find easiness at the schools, such as concern and understanding from the teachers, easy learning, support teacher and differentiate activities in the school context. The difficulties found at the school are misunderstanding from the teachers, repeating subjects, social breaking and early school registration. The parent’s perceptions regarding the education and development of their child in accordance to the resources and support available in the community show that the associations are the great answer. It is through them that the parents and the children find the right helps to deal with the situations. The parents of gifted children are waiting for an appropriate legislation which creates educational measures adequate to their characteristics as well as the development of a proper curriculum for skills. The school/family articulation as well the school managements should be guaranteeing the necessary steps to respect the rhythms and styles of these children.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15977
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria José Delgado Martins Marques Crastes - Tese de Mestrado - 169 744.pdf9.73 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois