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Title: Nível de atividade física, aptidão física e composição corporal de crianças em idade escolar do Concelho de Nisa. Estudo descritivo sobre a relação entre níveis de atividade física das crianças e jovens e a sua aptidão física e composição corporal, e os níveis de atividade física dos seus encarregados de educação
Authors: Rocha, Susana Cristina Lourenço
Advisors: Raimundo, Armando
Keywords: Atividade física
Aptidão física
Composição corporal
Suporte familiar
Physical activity
Physical fitness
Body composition
Family support
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Principal Objetivo: examinar em alunos (5 aos 18 anos), a relação dos índices de atividade física com a aptidão física e a composição corporal, e dos índices de atividade física dos encarregados de educação e seus educandos. Amostra: 441 alunos, 226 rapazes (idade Σ=11.44, ± 3.41) e 215 raparigas (idade, Σ=11.40, ± 3.21); 212 encarregados de educação, 30 homens (idade, Σ=44.73, ± 5.93) e 182 mulheres (idade, Σ=39.94, ± 5.44). Métodos de Avaliação: bateria de testes Fitnessgram; questionários de Baecke e “Modelo de Jackson”. Resultados: Existem relações significativas, em ambos os sexos, entre os índices de atividade física e os valores de aptidão física, e com a composição corporal nas raparigas. A relação entre índices de atividade física de encarregados de educação e alunos, é significativa e positiva. Conclusões: Existem associações significativas e positivas entre os níveis de atividade física de alunos e encarregados de educação, mostrando-se o suporte familiar como um instrumento privilegiado para a promoção da atividade física. A atividade física é também um fator promotor da melhoria nos valores da composição corporal e dos níveis de aptidão física, com maior importância na aptidão aeróbia; ABSTRACT: Main Objective: examine the ratio of the physical activity indexes with physical fitness and body composition in students (5 to 18 years old), and the correlations between physical activity indexes of parents and students. Sample: 441 students, 226 males (age, Σ=11.44, ± 3.41) and 215 females (age, Σ=11.40, ± 3.21); 212 parents, 30 men (age, Σ=44.73, ± 5.93) and 182 women (age, Σ=39.94, ± 5.44). Assessment Methods: Fitnessgram test battery; Baecke and “Model of Jackson” questionnaires. Results: significant correlations were found, in both genders, between physical activity indexes and physical fitness values, and the same with body composition values only in the girls sample. The PAI of parents and students are significant and positively related. Conclusions: There are significant and positive associations between physical activity indexes of students and parents, showing up family support as an important instrument for the promotion of physical activity. Physical activity is also a factor promoting improvement in the values of body composition and physical fitness levels, with greater importance in aerobic capacity.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15975
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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