|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15912
|
Title: | Análise de funções e elaboração de perfis profissionais |
Authors: | Galhofa, Susana Isabel Guiomar |
Advisors: | Pissarra, João José da Silva |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente Relatório de Atividade Profissional foi elaborado no âmbito do curso de
mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações da Universidade de Évora,
tendo como principais objetivos a caraterização das experiências profissionais, a
identificação das competências técnico-científicas adquiridas e/ou consolidadas no
âmbito das referidas experiências profissionais, bem como a apresentação de uma
avaliação crítica sobre a importância dessas mesmas experiências e competências
para a evolução pessoal e para o desempenho profissional no âmbito da especialidade
do mestrado, procurando demonstrar que as competências detidas são equivalentes
às dos estudantes que obtêm o grau de mestre através do atual currículo escolar.
Neste sentido, o trabalho apresentado é fruto de uma experiência profissional ocorrida
maioritariamente no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP,IP),
organismo público integrado na administração indireta do estado, com competências
ao nível da promoção e criação da qualidade do emprego e do combate ao
desemprego, através de políticas ativas de emprego, designadamente, políticas de
formação profissional.
A experiência profissional adquirida no IEFP,IP iniciou-se no Departamento de
Certificação deste Instituto, em concreto no Núcleo de Estudos Profissionais, tendo
consistido no desempenho de atividades no âmbito do estudo dos setores de
atividade, das profissões e das qualificações, de forma a tornar mais compreensível a
realidade laboral e permitir a tomada de decisões em matéria de construção de
referenciais profissionais no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Profissional
(SNCP), de emissão de pareceres técnicos e de revisão de Classificações
Profissionais.
À experiência profissional adquirida no Departamento de Certificação, seguiu-se o
desempenho de funções no Centro de Formação Profissional de Santiago do Cacém,
inicialmente no âmbito da coordenação técnico-pedagógica de ações de formação ou
do desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de
Competências (RVCC), na qualidade de Profissional de RVC e, atualmente, no âmbito
do cargo de coordenadora do Núcleo de Promoção da Qualificação, com
competências nas áreas do planeamento, divulgação e acompanhamento técnicopedagógico
de ações de formação.Pela relevância das atividades desenvolvidas no âmbito do Sistema Nacional de
Certificação Profissional (designadamente as atividades de Análise de Funções e de
elaboração de Perfis Profissionais), face à área de especialidade do mestrado, bem
como pelo seu papel enriquecedor e potenciador da aquisição e consolidação de
competências técnico-científicas adquiridas durante a licenciatura, as referidas
atividades constituíram o tema selecionado para desenvolvimento no presente
relatório.
Ao longo deste Relatório de Atividade procurámos relatar e apreciar os trabalhos
desenvolvidos, procurando, simultaneamente, enquadrá-los e confrontá-los com o
estado atual do conhecimento relacionado com a temática em questão; ABSTRACT:This Professional Activity Report was prepared under the Master's degree in
Psychology of Work and Organizations, of the University of Évora, having as main
objectives the characterization of professional experiences, identification of the
technical and scientific skills acquired and/or consolidated under such professional
experiences, as well as presenting a critical evaluation of the importance of those
experiences and skills for personal growth and professional performance within the
speciality of the Master’s student, seeking to demonstrate that the skills held are
equivalent to those of students who obtain a Master's degree through the current
school curriculum.
Accordingly, the work presented is the result of professional experience gained mainly
at the Institute of Employment and Vocational Training (IEFP, IP), a public body under
the indirect administration of the state with powers to promote and create quality in
employment and tackle unemployment through active employment policies, particularly
vocational training policies.
The professional experience gained at the IEFP, IP began in the Institute’s Certification
Department, specifically the Centre for Professional Studies, and consisted of
undertaking activities involving the study of industries, occupations and qualifications in
order to afford improved understanding of the actual labour situation and allow
decisions to be taken regarding the creation of professional references under the
National System of Professional Certification (SNCP), the issue of technical opinions
and review of Professional Classifications.
The professional experience gained in the Certification Department was followed by the
performance of functions in the Vocational Training Centre of Santiago do Cacém,
initially the technical and pedagogical coordination of training activities or the
development of Skills Recognition, Validation and Certification (RVCC) processes,
acting as an RVC Professional and, currently, in the position of coordinator of the
Centre for the Promotion of Qualification, with expertise in the areas of planning,
dissemination and technical and pedagogical monitoring of training activities.
Due to the relevance of the activities carried out under the National Professional
Certification System (specifically the activities of Analysis of Functions and creation of
Professional Profiles), given the area of specialitythe Master’s degree, as well as its role in enriching and enhancing the acquisition and consolidation of technical and
scientific skills acquired during the bachelor’s degree, these activities constituted the
theme selected for development in this report.
Throughout this Activity Report, we have sought to assess the work carried out,
simultaneously seeking to frame it within, and compare it to, the current state of
knowledge in relation to the topic concerned. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15912 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|