Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15883

Title: As funções do diretor de turma no contexto organizacional de uma escola privada de Luanda - Angola
Authors: Camilo, Olímpia Adelino
Advisors: Favinha, Marília Evangelina Sota
Keywords: Diretor de turma
Gestão curricular e administrativa
Class diretor
Curriculum management and administrative
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Neste trabalho de investigação abordámos o papel do Diretor de Turma no âmbito das suas funções. O principal objectivo foi o de compreender quais as percepções e representações que os Diretores de Turma, os alunos e os encarregados de educação têm, relativamente ao perfil, funções e influência no processo educativo do Diretor de Turma. A fundamentação teórica recaiu sobre diversos autores como Roldão (2007), Marques (2004), Verdasca (2008), Libâneo (1994), Rosa (2008) e Favinha (2007). Chiavenato (1987) foi utilizado nas áreas de Gestão e Administração. Atendendo aos objetivos da investigação optou-se por uma metodologia quantitativa, de natureza descritiva exploratória. Para ter acesso às opiniões dos professores, alunos e encarregados de educação acerca da função de Diretores de Turma, como técnicas e instrumentos de recolha de dados recorremos ao inquérito por questionário. Depois de concluída a analise dos resultados obtidos pode-se dizer que existe uma grande falta de formação específica de Diretores de Turma e que estes enfrentam diversas dificuldades no exercício de suas funções, sendo elas derivadas essencialmente do excesso de alunos por turma, da falta de participação dos pais/encarregados de educação na vida escolar e porque resistem à preparação de um projeto educativo e planos de melhoria. Este estudo revela ainda que o papel do Diretor de Turma é muito importante na gestão escolar, porque além de ser professor titular de uma disciplina, exerce diversas funções que vão desde as administrativas, às pedagógicas e às sociais; THE CLASS OF DIRECTOR ROLES – TEACHER, STUDENTS AND PARENTS PERCEPTIONS IN A PRIVATE SCHOOL OF LUANDA – ANGOLA Abstrat: In this research we approached the Class Director's roles. The main objective was to understand their perceptions in respect of its profile, functions and its influence in the educational process. The theoretical basis fell on some renowned authors as Roland (2007), Marques (2004), Verdasca (2008), Libâneo (1994), in the areas of pedagogy and Rose (2008), Chiavenato (1987) in Management and Administration. Given the research objectives we opted for an exploratory descriptive research model. To access the opinions of students, Class of Directors as techniques and data collection tools we use the questionnaire, and was made content analysis for the treatment of the interviews, registration and descriptive cross data. After completing the analysis of the results, it can be said that there is a lack of specific training Class of Directors and they face many difficulties in the exercise of its functions, which were derived primarily to excessive class sizes and motivation. This study reveals that the role of class director is very important in school management, as well as being professor of discipline, have varied duties ranging from administrative, to pedagogical and social.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15883
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação de Olimpia Adelino Camilo 2015 .pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois