Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15880

Title: Utilização colaborativa de representações multimédia no ensino: um estudo de investigação-ação com professores de física e química
Authors: Gago, David José Pereira
Advisors: Neto, António José dos Santos
Keywords: Professores
Conhecimento técnico-pedagógico do conteúdo
Círculo de estudos
Trabalho colaborativo
Comunidade de práticas
Representações multimédia
Física e Química
Investigação-ação
Teachers
Technological pedagogical content knowledge
Study circle
Collaborative work
Community of practices
Multimedia representations
Chemestry and physics
Acrion research
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo foi realizado no contexto de uma ação de formação subordinada ao tema das representações multimédia e destinada a professores de física e química de uma escola secundária. A ação, dinamizada pelo investigador e com a duração de seis meses, foi realizada na forma de Círculo de Estudos, durante o qual se procurou promover o trabalho colaborativo entre os dez professores participantes, todos eles integrando, tal como o investigador, o grupo de física e química da escola em referência. Como opção metodológica de base foi adotada uma estratégia de investigação-ação, configurando uma pesquisa de natureza qualitativa. A coexistência de diversas técnicas de recolha de dados, como entrevistas individuais, observação naturalista, conversas informais e análise documental, permitiu o recurso a procedimentos de triangulação metodológica na condução da análise de conteúdo que deu corpo aos resultados do estudo. A evidência recolhida sugere que o modelo de formação testado parece possuir, embora com naturais condicionantes, os requisitos necessários para promover o desenvolvimento do conhecimento técnico-pedagógico do conteúdo nos professores, estimulando a adoção de práticas colaborativas na utilização didática de representações multimédia; ABSTRACT: This study was performed in the training program framework of multimedia representation and it was intented for teachers of physics and chemistry of a secondary school. The training action, with six months duration, was conducted by the investigator and it was held in the form of Study Circle. During this program the investigator sought to promote collaborative work among the ten participating teachers, all of them, including the researcher, integrating the physics and chemistry group in that school. An action research strategy was adopted as a basic methodological option thus setting a qualitative research. The coexistence of different data collection techniques such as interviews, naturalistic observation, informal conversations and document analysis, allowed the use of methodological triangulation procedures in content analysis, which gave body to the study results. The evidence collected suggests that the tested training model seems to have, although with natural constraints, the necessary requirements to endorse the development of technological pedagogical content knowledge in teachers, stimulating the adoption of collaborative practices in the didactic use of multimedia representations.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15880
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado de Química em Contexto Escolar_David José Pereira Gago.pdf3.36 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois