Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15857

Title: Estratégias para melhorar a produção, comercialização e transformação do café robusta: o caso do Município do Uíge (provincia do Uíge)
Authors: Francisco, Amândio Sebastião
Advisors: Carvalho, Maria Leonor Pimenta Marques Verdete da Silva
Keywords: Café robusto
Produção
Transformação
Comercialização
Uíge
Robusta coffee
Production
Processing
Marketing
Uíge
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Angola, em 1974, atingiu o quarto lugar na produção mundial de café e o primeiro lugar na produção africana. A região do Uíge teve sempre uma expressão significativa na produção total do café produzido no país. O estudo ora apresentado objetiva encontrar mecanismos que permitam melhorar a produção, transformação e comercialização do café robusta no município do Uíge. A pesquisa foi desenvolvida com recurso à aplicação de um questionário a 80 produtores de café, e teve como suporte aspetos teóricos/científicos relativos à produção cafeícola. A região do Uíge apresentou reduzidos níveis de produção de café, determinados essencialmente por um vasto envelhecimento dos cafezais, uma fraca tecnologia no processo produtivo, uma estrutura de mercado altamente deficitária, falta de certificação dos produtos, uma deficitária rede de transportes, e uma fraca qualificação da mão-de-obra, inexistência de cooperativas de produtores. Observou-se ainda que a produção reveste caráter essencialmente familiar e apenas o café coco é vendido ao fornecedor do mercado local, que o transporta para Luanda. Outro dado importante é a débil estrutura de gestão dos processos produtivos por parte dos produtores, o que dificulta a determinação dos custos de produção; Strategies to improve production, marketing and processing of robusta coffee: the case of the city of Uige (Uige Province) ABSTRACT: In 1974, Angola reached number four in the world coffee production and first place in the African production. The Uige region has always had a significant expression in the total production of coffee produced in the country. The study presented here aims to find ways to improve production, processing and marketing of robusta coffee in the city of Uige. The research was developed using the application of a questioner to 80 coffee producers, and was supported by theoretical / scientific matters affecting the coffee production. The region of Uige had reduced coffee production levels determined essentially by a vast aging of the coffee plantations, poor technology in the production process, a highly deficient market structure, lack of certification of products, a deficit network transport, and poor supply of skilled labor, lack of producer cooperatives. It was also observed that the production takes essentially family character and only the parchment coffee is sold to the local market supplier, which transports you to Luanda. Another important factor is the weak management structure of production processes by producers, making it difficult to determine the production costs.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15857
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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