Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15846

Title: A avaliação da qualidade do ensino na Universidade de Évora: relatório de experiência profissional
Authors: Carvalho, Ana Geraldes de
Advisors: Braga, Domingos Afonso
Keywords: Avaliação
Ensino superior
Qualidade
Assessment
Higher Education
Quality
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A candidata integra a equipa técnica do Gabinete para a Avaliação e Promoção Institucional da Qualidade da Universidade de Évora. Exerce funções no âmbito dos processos de avaliação dos ensinos desde 1998, e desde 2006 na implementação do sistema de garantia da qualidade da Universidade de Évora, acompanhando a evolução do processo de avaliação do sistema de ensino superior público português. No âmbito da avaliação e acreditação dos cursos ministrados pela Universidade de Évora, as principais atividades desenvolvidas são a aplicação do Inquérito de Opinião aos Alunos, tratamento e análise dos resultados e a realização dos respetivos relatórios, a recolha e tratamento da informação pertinente ao cumprimento dos guiões de autoavaliação e dos formulários de acreditação e acompanhamento dos processos. No âmbito da implementação do sistema de garantia da qualidade, destacam-se a conceção de instrumentos de recolha de informação que integram o Sistema de Informação Integrado da Universidade de Évora (SIIUÉ), definição de referenciais de autoavaliação, e a conceção, elaboração e divulgação de indicadores de monitorização da qualidade. No âmbito da monitorização da qualidade e apoio aos órgãos de governo da instituição salienta-se a elaboração de estudos, nomeadamente o estudo anual sobre o acesso ao ensino superior. A avaliação do Ensino Superior é uma obrigação legal a que nenhum estabelecimento de ensino público ou privado se pode escusar, uma vez que dela depende a acreditação dos seus ciclos de estudo, da própria escola e do seu financiamento, permitindo ou não o seu funcionamento. Neste relatório descreve-se a evolução histórica deste processo em Portugal e na Universidade de Évora. Com base num estudo de Ming Cheng (2010) - sobre a perceção do corpo académico aos impactes dos mecanismos de garantia da qualidade no seu trabalho - e na minha experiência profissional, tenta-se apresentar diferentes leituras do campo académico relativamente a estes processos. Aborda-se com mais detalhe a controvérsia suscitada pelo inquérito de opinião aos alunos na Universidade de Évora. Com base nas análises de Madureira (2000) e de Le Goff (2003) sobre a evolução das organizações e a organização do trabalho no contexto ideológico e político da sociedade ocidental atual, tenta-se abrir a discussão sobre a validade destas abordagens, para a compreensão do papel exercido pelos sistemas de avaliação e garantia da qualidade, nas políticas para o ensino superior, no atual enquadramento sociopolítico europeu; ABSTRACT: The candidate is part of the technical team of the Office (Cabinet) for Institutional Assessment and Promotion of Quality at the University of Évora. She has performed duties in connection with education assessment processes since 1998, and since 2006 in the implementation of quality assurance system at the University of Évora, as part of the evolution of the process of assessment of the Portuguese public higher education system. In the context of the assessment and accreditation of the Évora University courses, the author’s principal activities have included the Students Opinion Survey, treatment and analysis of survey data and reporting, the collection and processing of information relevant to the fulfillment of the self-assessment guides and forms of accreditation and monitoring processes. The implementation of the quality assurance system involves the development of tools to collect the information that comprises the Integrated Information System of the University of Évora (SIIUÉ), mechanisms of self-assessment, and the design, production and dissemination of quality indicators of monitoring. As part of the quality monitoring and support to governing bodies of the institution, the author’s principal activities have included the development of analyses and researches, including the annual report on access to higher education. The Review of Higher Education is a legal requirement from which any public or private establishment cannot be excused, since it is related to the approval of courses and its financial resources. This study describes the historical evolution of this process in Portugal and the University of Évora. Based on Ming Cheng’s (2010) paper, as well as my professional experience, this study attempts to explore different academic readings about the perception of the academic body in relation to the impacts of quality assurance mechanisms in their work. It also discusses in greater detail the controversy raised by students opinion survey at the University of Évora Based on analyses of Madureira (2000) and Le Goff (2003) on the evolution of organizations and the organization of work in the ideological and political context of Western society today, this study attempts to open up the discussion about the validity of these approaches to understanding the role played by systems evaluation and quality assurance policies for higher education in the current socio-political framework of Europe.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15846
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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